Esporte News Mundo
·23 agosto 2025
Flamengo recebe multa milionária por despejo ilegal de esgoto na Lagoa

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·23 agosto 2025
— Continua depois da publicidade —
O Flamengo foi multado em cerca de R$ 1 milhão pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) devido ao lançamento irregular de esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas. A infração, que totaliza R$ 902.183,30, refere-se à sua sede na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, e foi emitida na última sexta-feira (22).
O relatório de fiscalização do Inea revelou que o problema foi detectado após a identificação de níveis elevados de amônia no esgoto proveniente das tubulações do clube. Esses altos índices permitiram a investigação da origem do despejo inadequado. Desde 2022, o Flamengo recebeu quatro notificações para corrigir a situação, sendo a mais recente em fevereiro. Durante a inspeção, um funcionário da Gávea informou que as tubulações são antigas e que existem outras estruturas subterrâneas abaixo das galerias, as quais, segundo ele, podem ter contribuído para a contaminação.
Embora o clube tenha regularizado a situação em maio, conforme confirmado pela concessionária Águas do Rio, a multa foi mantida. O Flamengo tem um prazo de 15 dias, a partir de 15 de agosto, para contestar a infração, data em que o auto de infração foi publicado. A infração, prevista no artigo 61 da Lei Estadual 3.467/00, se refere à poluição que possa afetar a saúde humana, causar a morte de animais ou prejudicar a flora.