Glorioso 1904
·14 agosto 2025
FIFA ‘esclarece’ ausência de João Neves no PSG - Tottenham

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·14 agosto 2025
No arranque oficial da temporada, tanto para o PSG, como para o Tottenham, a ausência de João Neves da Supertaça Europeia - entretanto conquistada pelos franceses - foi bastante notada. Apesar do antigo jogador do Benfica ter sido o centro das atenções, foi revelado os contornos do castigo do português.
Pelo que escreveu a RMC, um dos principais órgãos de comunicação de França, a FIFA, organismo que rege o futebol mundial, foi contra os seus regulamentos no momento em que aplicou o castigo a João Neves, na sequência da expulsão que o centrocampista levou na final do Mundial de Clubes, frente ao Chelsea.
Pelo que a mesma fonte emitiu na sua publicação, a punição atribuida ao ‘camisola 87’ não podia ser aplicada noutra prova: “Sem prejuízo de qualquer outra sanção que possa daí resultar, qualquer suspensão de jogo na sequência de uma expulsão (por vermelho direto ou acumulação de amarelos), ou de várias advertências aplicadas a um jogador ou árbitro em diferentes jogos de competição, não será transitada para outra competição”.
Perante esta situação, a FIFA esclareceu a decisão feita: “Se um cartão vermelho for exibido durante a competição, o jogador seria suspenso no próximo jogo. Só que este cartão ocorreu na final, portanto não contaria mais no contexto do Mundial de Clubes. O Comité Disciplinar da FIFA assumiu [o caso de João Neves] e foi ele quem emitiu a sanção, decidindo a suspensão de dois jogos para o jogador nos próximos dois jogos oficiais”.
Perante esta decisão da parte da instituição presidida por Gianni Infantino, João Neves vai ter de cumprir dois jogos de castigo pelo puxão a Marc Cucurella. Depois de cumprir a primeira suspensão em Udine, na Supertaça Europeia, o ex-Benfiquista vai ficar de fora das opções de Luis Enrique para o arranque da Ligue 1, frente ao Nantes.
Live