Hugogil.pt
·14 agosto 2025
Alegadas faturas ilegais marcam campanha de Noronha Lopes

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·14 agosto 2025
Segundo o site Glorioso 1904, terão sido detetadas alegadas práticas irregulares no financiamento da campanha “Acima de Tudo”, liderada por João Noronha Lopes, envolvendo a emissão de faturas para empresas pessoais de elementos da sua própria equipa de campanha.
De acordo com documentos citados, para além de pagamentos classificados como pouco claros, terão sido feitas deduções de IVA relativas a serviços e artigos de campanha fora do enquadramento legal. A confirmar-se, este tipo de prática poderá configurar violação de normas fiscais e levanta sérias dúvidas sobre a transparência do processo eleitoral do Benfica.
Uma fonte próxima do caso referiu que “para justificar determinadas despesas, têm sido imputados custos a empresas que nada têm a ver com a atividade societária. Estes encargos, totalmente alheios ao objeto social dessas empresas, servem para reduzir artificialmente a matéria coletável. Em termos fiscais, trata-se de fraude. Lesa o Estado, prejudica os outros contribuintes e mina a confiança dos adeptos”.
Até ao momento, não existe confirmação oficial de qualquer investigação ou processo judicial. No entanto, sabe-se que a empresa em causa é a Bored Ape, Inipessoal, LDA, propriedade de Vasco Mendonça.
Se João Noronha Lopes se apresenta como defensor da transparência, seria importante clarificar publicamente as informações reveladas pelo Glorioso 1904, que diz possuir documentação comprovativa destas alegadas irregularidades.
Live