oGol.com.br
·14 July 2025
Ceará leva a melhor no Clássico-Rei e afunda o Fortaleza no Z4

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·14 July 2025
Vitória alvinegra no Clássico-Rei, para afundar o rival tricolor. Ceará e Fortaleza se enfrentaram pelo Brasileirão no Castelão e o lado alvinegro do estado levou a melhor. Depois de primeiro tempo truncado e pouco inspirado, o Vozão voltou melhor para os 45 minutos finais e abriu o placar cedo. Diante da fraca atuação do rival, o Ceará não teve muito trabalho para segurar a vitória pelo placar mínimo.
O Ceará sobe três posições e agora é o nono colocado com 18 pontos. O rival Fortaleza, por outro lado, segue no Z4, na 18ª posição, com dez somados.
O Clássico-Rei pelo Brasileirão foi um confronto de fracas emoções. Enquanto o Ceará começou pressionando, o Fortaleza não demorou muito a inverter os papéis e empurrar o rival para trás. Mas, depois dessa troca de funções, a partida esteve equilibrada e pegada, sem grandes lances.
A primeira chance de gol foi pelo lado alvinegro do estado. Aos 17 minutos, Pedro Henrique escapou pela esquerda e cruzou na área, onde Pedro Raul deu leve desvio com o pé. A bola, porém, subiu demais e saiu por cima do gol adversário, mas levou perigo para Brenno.
Não tinha jogo pelo meio campo, era muito perde e ganha. O Vozão explorava as pontas para, no fim das jogadas, alçar a bola em Pedro Raul, enquanto o Fortaleza trocava passes de lado procurando espaços, que eram escassos na marcação dos comandados de Léo Condé.
Quem tentou o gol na reta final foi o Laion, mas sem levar muito perigo à meta defendida por Bruno Ferreira, como foi na finalização de Lucas Sasha para fora. A realidade é que era um jogo de pouquíssima inspiração no Castelão, a ver o que seria mostrado na segunda etapa.
O jogo voltou mais animado para a segunda etapa, com o Vozão fazendo pressão sobre o Laion. Aos seis minutos, Pedro Raul foi acionado na entrada e bateu travado. A sobra ainda ficou com o clube alvinegro e Fernando Sobral veio de trás para bater forte, mas a bola saiu pelo lado do gol, com perigo.
Quem largou em vantagem foi justamente o Ceará, cinco minutos depois da chance de perigo. Após erro de Kuscevic na saída de bola, Pedro Henrique custurou na entrada e cruzou na área, onde Pedro Raul não conseguiu o chute, mas deixou a sobra para Galeano, que, com Brenno caído, só empurrou ao gol.
O Leão do Pici tentou responder no confronto, mas a defesa alvinegra estava bem postada e dificultava as coisas. Porém, o Tricolor abria espaços para contra-ataques: aos 25 minutos, Galeano deu ótimo passe e ligou Fernandinho pela esquerda, que saiu cara a cara com Brenno e bateu colocado, mas a bola triscou a trave antes de sair.
O Fortaleza seguiu buscando o gol, principalmente com cruzamentos na área. Primeiro, Marinho jogou por cima e Deyverson se antecipou o zagueiro para bater, mas foi travado. Depois, Calebe completou cobrança de escanteio e mandou por cima do gol. Mas não passou disso, a criação tricolor realmente esteve abaixo e o Ceará não teve tanto trabalho para manter a vantagem no placar.