Esporte News Mundo
·13 July 2025
Ceará vence o clássico contra o Fortaleza e afunda o rival na zona do rebaixamento

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·13 July 2025
— Continua depois da publicidade —
Em noite de Clássico-Rei pelo Campeonato Brasileiro, o Ceará levou a melhor sobre o Fortaleza, e voltou a vencer após sofrer duas derrotas consecutivas, ainda antes da paralisação da Copa do Mundo de Clubes. O único gol da partida foi anotado por Galeano, já na segunda etapa.
O Fortaleza, comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, entrou em campo com algumas alterações em relação à equipe que atuou no meio de semana contra o Bahia. A principal mudança fica por conta do goleiro João Ricardo, que acabou sentindo um desconforto durante o aquecimento da equipe tricolor, e acabou ficando de fora do clássico. Com isso, o Fortaleza entrou em campo com Brenno, Brítez, Kuscevic, Gustavo Mancha, Gaston Ávila, Lucas Sasha, Matheus Pereira, Emmanuel Martínez, Pochettino, Breno Lopes e Lucero.
No lado do Ceará, o técnico Léo Condé decidiu repetir a mesma escalação da partida diante do Sport, pela Copa do Nordeste. O alvinegro entrou em campo com Bruno Ferreira, Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado, Matheus Bahia, Diego, Fernando Sobral, Lucas Mugni. Galeano, Pedro Raul e Pedro Henrique.
A arbitragem na Arena Castelão ficou por conta de Raphael Claus (SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (SP) e Anne Kesy Gomes de Sa (AM). Antonio Carlos Pequeno Frutuoso (AM) foi o 4° árbitro do jogo, enquanto Rodrigo D Alonso Ferreira (SC) foi responsável pela operação do VAR da partida.
O primeiro tempo foi de pouca inspiração de ambas as equipes, onde houveram apenas 4 finalizações durante toda a primeira etapa, e nenhuma dessas finalizações obrigou os goleiros a realizarem nenhuma defesa. As principais investidas foram com o Ceará, que chegou aos 18 minutos com Pedro Raul, que após receber cruzamento pela esquerda, acaba desviando, mas a bola vai por cima do gol tricolor. Aos 30 minutos, Lucas Mugni arrisca cobrança de falta direto para o gol, mas acaba mandando a bola por cima. O Fortaleza teve uma baixa importante na primeira etapa, quando o zagueiro Gustavo Mancha sofreu uma lesão no braço direito após dividida com o atacante Pedro Raul, e acabou sendo obrigado a deixar o campo ainda na primeira etapa, dando o lugar a Diogo Barbosa.
No segundo tempo, as equipes voltaram mais elétricas para a segunda etapa. Quem teve a primeira oportunidade foi o Ceará, quando Fernando Sobral se aproveita de rebote na entrada da área e arrisca de longe, mas a bola acaba saindo à esquerda de Brenno. Aos 11 minutos, o Vôzão conseguiu abrir o placar, quando Pedro Henrique se aproveitou do erro defensivo de Kuscevic, conduziu e encontrou Pedro Raul na área, que acaba não finalizando e, no rebote, Galeano aparece para empurrar a bola para as redes. O Fortaleza parece ter sentido o gol, afinal, deixou de ter calma para criação das jogadas e perdendo controle da posse de bola. Aos 24 minutos, o Ceará teve a oportunidade de ampliar o placar, quando Fernandinho recebe bom passe de Galeano, domina a bola e finaliza, mas Brenno evita o que seria o segundo gol do alvinegro. No último lance da partida, foi a vez de Lourenço sair cara a cara com o goleiro, e mais uma vez, Brenno evita o que seria o segundo gol da partida.
O próximo compromisso das duas equipes será pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Ceará entra em campo na próxima quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília) quando recebe a equipe do Corinthians na Arena Castelão. Já o Fortaleza retorna a campo no sábado (19) às 16h (horário de Brasília), quando recebe a equipe do Bahia, também na Arena Castelão