
Gazeta Esportiva.com
·1 September 2025
Análise: Palmeiras amarga empate em Derby com roteiro repetido e perde chance de colar no líder

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·1 September 2025
Por Victória Romanelli
O Palmeiras amargou um empate por 1 a 1 com o Corinthians, na noite deste domingo, em duelo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe alviverde fecha a rodada frustrado com uma posição a menos na tabela, ficando em terceiro lugar, com 43 pontos, quatro atrás do Flamengo.
A equipe de Abel Ferreira entrou em campo sabendo que poderia terminar a rodada encostada no líder, mas não foi o que aconteceu. Mais cedo, o Flamengo empatara por 1 a 1 com o Grêmio. Assim, chegou apenas aos 47 pontos, freando a arrancada. No sábado, o Verdão perdeu o segundo lugar para o Cruzeiro, que bateu o São Paulo e chegou a 44 pontos.
Na Neo Química Arena, o Palmeiras viveu um roteiro já conhecido desta mesma temporada. Mesmo jogando fora de casa, o Verdão foi melhor no jogo, mas não conseguiu sair com o resultado desejado. Situação semelhante já havia acontecido no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. Naquela ocasião, porém, foi ainda pior e o Palmeiras saiu com a derrota.
O sétimo Derby do ano era a chance do Verdão dar o troco no rival e buscar os três pontos para deslanchar no Brasileirão. A equipe palestrina vem de uma invencibilidade de nove jogos na competição, com seis vitórias e três empates. E o cenário estava favorável: o Palmeiras entrou em campo com força máxima diante de um rival desfalcado.
A equipe de Abel Ferreira demonstrou domínio sobre o rival desde o início da partida. Aos 14 minutos, depois de jogadas de Vitor Roque e Flaco López, no mano a mano, o argentino foi derrubado por Charles e o árbitro Ramon Abatti Abel marcou a penalidade. Na cobrança, Vitor Roque estufou a rede de Hugo Souza.
Mas, cerca de dez minutos depois, sem aproveitar a pressão feita no rival e as chances criadas, o Verdão tomou um banho d’água fria. Garro levantou a bola na área em cobrança de falta, Gustavo Henrique cabeceou, a bola bateu em Piquerez e morreu no fundo do gol.
Sentimento de derrota, como dito por Abel Ferreira, e placar não refletindo o jogo, como frisado por Flaco López, é o que define o clássico para o Palmeiras. O Verdão teve um volume de jogo considerável e deu trabalho à defesa do Corinthians, com sete chutes a gol. Esbarrando na eficácia, a equipe de Abel saiu com apenas um ponto de Itaquera.
13 de setembro
Palmeiras x Internacional, às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque (23ª rodada do Brasileirão)
Com o empate, o Palmeiras fica com 43 pontos, em terceiro lugar. O Verdão foi ultrapassado pelo Cruzeiro, que bateu o São Paulo, por 1 a 0, no último sábado.