Análise: Corinthians consegue empate na raça no Derby e fecha semana complicada invicto | OneFootball

Análise: Corinthians consegue empate na raça no Derby e fecha semana complicada invicto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·1 September 2025

Análise: Corinthians consegue empate na raça no Derby e fecha semana complicada invicto

Article image:Análise: Corinthians consegue empate na raça no Derby e fecha semana complicada invicto

Por Thais Bueno

O Corinthians viveu uma semana complicada, com três confrontos difíceis: dois pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil. O Timão conquistou três bons resultados e fechou o recorte invicto, com duas vitórias e um empate – este último veio no domingo, contra o Palmeiras, que a equipe buscou na raça na Neo Química Arena.


OneFootball Videos


Esmiuçando o Derby

O Corinthians começou com algumas triangulações, envolvendo a marcação do Palmeiras em dois bonitos lances no ataque. A equipe foi a campo com um losango bem desenhado. Apesar disso, o Timão não ficou muito com a posse e sofreu defensivamente em chegadas ofensivas do rival, especialmente pelo lado direito, sem um defensor de origem.

O problema na lateral direita começou a ficar claro logo nos primeiros minutos de partida. Charles deixou Vitor Roque livre e o atacante quase abriu o placar. Minutos depois, o volante, improvisado na posição, derrubou Flaco López dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, que foi convertido pelo centroavante alviverde. Rapidamente, assim, o Alvinegro saiu atrás no marcador. Ficou claro, no jogo do Palmeiras, que a grande maioria das jogadas eram focadas do lado direito defensivo do Corinthians.

O Timão, ainda assim, conseguiu fazer valer a eficácia no ataque. O time ficou menos com a posse e encontrou algumas dificuldades para concluir a gol, mas se aproveitou da bola parada, como nos últimos Derbys, e deixou tudo igual. Garro cobrou falta e Gustavo Henrique cabeceou para o meio da área. A bola desviou em Piquerez e matou Weverton, que não teve nem tempo de reagir.

O Corinthians até melhorou um pouco depois do gol, mas continuou sofrendo defensivamente em algumas ocasiões, sobretudo com as transições rápidas e o entrosamento da dupla de ataque rival, mas tentou se aproveitar dos contra-ataques, sem muito sucesso. Apesar disso, começou a pisar um pouco mais no campo de ataque. Garro e Memphis, principais jogadores do Timão, teriam que ter entrado um pouco mais no jogo.

Segundo tempo

O segundo tempo do clássico começou um pouco mais ‘morno’. O Palmeiras seguiu tendo as principais ações no campo ofensivo, enquanto o Corinthians continuou apostando nos contra-ataques. A defesa alvinegra, porém, pareceu ter se organizado um pouco mais, deixando menos espaços do que no primeiro tempo. Ramalho, especialmente, começou a crescer nos duelos individuais contra os atacantes do Palmeiras.

Com o passar do tempo, Dorival voltou a repetir a estratégia utilizada contra o Athletico-PR: começou a partida com dois zagueiros e terminou com três. Raniele vinha exercendo a função, mas foi substituído após sentir dores, e João Pedro Tchoca entrou em seu lugar. O Palmeiras, mesmo assim, seguiu pressionando, mas o Timão se segurou bem, pelo menos até os 20 minutos da etapa final.

Com a mudança de esquema tático, o Corinthians continuou com a postura defensiva e chegou a ficar com quatro zagueiros em campo, tendo Gustavo Henrique, Ramalho, Cacá e João Pedro Tchoca. O time ficou mais acuado com a pressão final do Palmeiras, mas não sucumbiu e conseguiu conquistar um ponto em meio ao desgaste sofrido durante a longa semana.

Saldo final

O saldo final do Derby para o Corinthians não é de todo ruim. Diante das baixas de cinco titulares importantes (Yuri Alberto, Carrillo, Matheuzinho, José Martínez e Matheus Bidu) e do desgaste acumulado, o Timão fez o que pôde. A improvisação de Charles acabou custando caro, é verdade. Mas o treinador precisava tomar um decisão.

A desorganização defensiva do Corinthians chegou a assustar em alguns momentos, isso é fato. Mesmo assim, a entrega dos jogadores há de ser valorizada. O Alvinegro terminou uma semana difícil invicto e, agora, terá a data Fifa como aliada para tentar recuperar alguns de seus titulares.

Situação do Corinthians na tabela

O empate não mudou muito a situação das duas equipes no Campeonato Brasileiro. O Corinthians perdeu a chance de embalar a segunda vitória consecutiva no torneio nacional e permaneceu na 11ª colocação, chegando somente aos 26 pontos.

Próximos jogos do Corinthians

  1. Corinthians x Athletico-PR (jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil)
  2. Data e horário: 10/09 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  • Fluminense x Corinthians (23ª rodada do Campeonato Brasileiro)
  • Data e horário: 13/09 (sábado), às 21h (de Brasília)
  • Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
View publisher imprint