Portal dos Dragões
·5. Mai 2025
Rodrigo Mora faz hoje 18 anos! Viagem ao início da carreira e o que dizia o primeiro relatório de observação

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·5. Mai 2025
Rodrigo Mora, avançado do FC Porto, celebra hoje o seu 18.º aniversário. Com uma personalidade modesta, ele não aprecia ser o centro das atenções, evitando até mesmo a televisão. Contudo, não resiste a rever os jogos que disputa quando regressa a casa.
Desde a tenra idade, os sinais do seu talento eram evidentes. Com apenas quatro anos, preferia assistir a jogos de futebol do que brincar, o que não era habitual para uma criança da sua idade. “Passava horas a assistir à equipa B do Real Madrid, o Castilla”, recorda a mãe, Vânia Mora, ao JN, quando o seu filho, uma das maiores promessas do futebol nacional, celebra 18 anos. “Desde pequeno, ele era reservado, mas tinha uma paixão inabalável pelo futebol”, afirmou. Após uma experiência inicial no Custóias, uma equipa da sua região, a sua passagem pela Constituição, para integrar a Dragon Force, não durou muito. “Disse que não queria continuar. Jogava apenas alguns minutos e chamava o treinador para ser colocado a jogar. Estar sentado à espera da sua vez não fazia sentido para ele, pois jogava pelo prazer e não se divertia”, explicou a mãe.
Após uma pausa de um ano, mesmo com a insistência do FC Porto, Rodrigo regressou ao Custóias, onde se sentia à vontade com os amigos, e a sua paixão pelo jogo rapidamente se renovou. “Aos nove anos, recebeu uma proposta de outro clube e tinha sido convidado várias vezes pelo FC Porto, mas não se sentia à vontade. Um dia, participou num torneio na Figueira da Foz, onde foi feito capitão e eleito o melhor jogador, sentindo-se acolhido. Estava prestes a mudar de clube, mas no dia seguinte, ao chegar a casa, disse que queria continuar no FC Porto”, partilhou a mãe, preferindo não revelar o nome do clube que o queria.