Glorioso 1904
·29. Juli 2025
Exclusivo Glorioso 1904 – Trubin de saída do Benfica? "Alvo apetecível"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·29. Juli 2025
Anatoliy Trubin - que obriga as águias a preparar a sua sucessão - tem qualidade para defender a baliza de um gigante europeu. A opinião é de Ricardo Rebelo-Gonçalves, treinador de guarda-redes do Caldas. Em exclusivo ao Glorioso 1904, o autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’, defende que a evolução do ucraniano tem sido notável.
“A passagem de Trubin pelo Benfica tem servido de montra de excelência para as suas capacidades e tem consolidado a sua reputação a nível internacional. A verdade é que Trubin tem demonstrado uma evolução nos tempos mais recentes. Evolução essa que o torna cada vez mais competente e capaz de ser guarda-redes para clubes de ligas superiores e que disputem troféus”, começou por referir Ricardo Rebelo-Gonçalves, elogiando o guardião das águias.
O treinador de guarda-redes do Caldas lembra destaca a resiliência do titular do Benfica: “Não é por acaso que Trubin tem disputado a baliza da seleção ucraniana com Andriy Lunin, guarda-redes do Real Madrid. Se numa fase inicial pareceu existir um desfasamento entre aquilo que era a expectativa e o momento de desenvolvimento individual do guarda-redes ucraniano, a sua resiliência e caráter demonstram a sua capacidade de manter o foco e o desempenho sob pressão”.
“Trubin é imponente pelas suas características morfológicas e antropométricas, o que lhe dão uma grande presença na baliza. Mas, para além disso, tem sido um guarda-redes cada vez mais consistente, com maior capacidade de intervir decisivamente no jogo, particularmente em contextos de 1x1 ou defesa de baliza. O seu potencial de evolução tornam-no num alvo apetecível para gigantes europeus”, defende Ricardo Rebelo-Gonçalves, abordando uma eventual saída do ucraniano do Benfica.
Por fim, Ricardo Rebelo-Gonçalves, autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’, traça o perfil de um guardião de excelência no futebol moderno: “Um guarda-redes de topo será aquele que se consegue adaptar com mais facilidade aos diferentes momentos e contextos de jogo e ter recursos que lhe possibilitem não só identificar o problema, mas como arranjar ou fazer emergir soluções capazes para o sucesso da equipa. Aqui, o timing de ação é determinante e dependente da perceção e da decisão, isto é, da sua consciência tática ou do seu comportamento de pesquisa visual e reconhecimento de padrões. Os guarda-redes de topo são, então, capazes de recolher informação pertinente com maior velocidade e precisão, e consequentemente, tomar decisões eficazes”.