Deus me Dibre
·19. Dezember 2023
Cruzeiro fecha com Nicolás Larcamón para ser técnico da equipe na temporada de 2024

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·19. Dezember 2023
Após um contato inicial e uma proposta enviada, as negociações avançaram rápido e o Cruzeiro fechou com Nicolás Larcamón como o novo comandante da equipe para a temporada de 2024. Após a impossibilidade de acerto com o argentino Fernando Gago, que fechou com Chivas Guadalajara, o clube celeste encontrou em Larcamón o perfil desejado para liderar o time.
O contrato de Larcamón com o Cruzeiro será até dezembro de 2025 e o técnico chega com toda a sua comissão formada pelos seguintes profissionais: os auxiliares Javier Berges e Damian Ayude, o preparador físico Juan Cruz Monaco e o analista Miguel Leopardi.
Larcamón, de 39 anos, ex-técnico do León no México, chegará à Toca da Raposa com a missão de imprimir sua marca e conduzir o Cruzeiro de volta ao cenário de sucesso. Sua trajetória recente no futebol mexicano, destacando-se à frente do Puebla e, posteriormente, do León, onde conquistou a inédita CONCACHAMPIONS, chamou a atenção da diretoria cruzeirense.
A demissão surpreendente após a derrota para o Urawa Reds, do Japão, nas quartas de final do Mundial de Clubes pelo León, deixou a mídia local surpresa dado o bom desempenho e os números sólidos de Larcamón à frente da equipe Esmeralda.
A informação de que Larcamón será o novo técnico do Cruzeiro foi dada inicialmente pelo portal ge.com e posteriormente confirmada por nossa reportagem.
O argentino traz consigo a proposta de um futebol protagonista e vencedor, marcado por um estilo de jogo propositivo. Larcamón prefere um esquema com três zagueiros e dois volantes, visando superioridade numérica no campo ofensivo e pressão na saída de bola adversária. O técnico, apesar da inexperiência em grandes clubes, destaca-se por sua intensidade na marcação, aplicando o princípio do “perde e pressiona” nos momentos sem a posse de bola.
Lucas Romero, conhecido pela torcida cruzeirense, foi peça fundamental na implementação tática de Larcamón durante seu período no León. O técnico argentino comandou a equipe em 51 jogos, somando 23 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Nesse período, o León marcou 90 gols a favor e sofreu 74 gols.
A expectativa agora é de que Nicolás Larcamón traga seu estilo de jogo para a Raposa, que segue no mercado de atletas buscando reforçar seu elenco. A apresentação oficial do novo técnico ainda não tem data marcada, mas a tendência é que ele esteja em Belo Horizonte até o final deste mês de dezembro.