oGol.com.br
·11 luglio 2025
Uefa tira Crystal Palace da Liga Europa e manda para a Conference

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 luglio 2025
O Crystal Palace foi "rebaixado" pela Ueta, perdendo a vaga da UEFA Europa League e tendo que se contentar com a disputa da UEFA Europa Conference League devido às regras que impedem que clubes de proprietário de uma mesma pessoa disputem a mesma competição.
O time londrino garantiu a vaga na Europa League depois de conquistar o título da Copa da Inglaterra, na final contra o Manchester City, em Wembley. Contudo, a vitória do Lyon na apelação à punição que havia o rebaixado na Ligue 1, recolocou o time francês na segunda mais importante competição no continente e criou o problema.
Acontece que John Textor, dono do Botafogo, era também o principal acionista do Crystal Palace e proprietário do Lyon. Textor aceitou vender suas ações da equipe inglesa para o bilionário Woody Johnson, mas o negócio ainda não foi completamente concluído. Após os problemas na França, Textor também deixou a direção do Lyon, mas todas essas ações podem ter acontecido tarde demais.
O Lyon se classificou com a sexta posição no campeonato nacional, algo que lhe dá vantagem sobre o Crystal Palace, já que o regulamento da entidade europeia usa o posicionamento nas ligas nacionais como primeiro critério para tomar decisões em situações como esta.
Em um comunicado, a UEFA confirmou que o órgão decidiu "aceitar a admissão do Olympique Lyonnais à UEFA Europa League 2025/26; e... rejeitar a admissão do Crystal Palace à UEFA Europa League 2025/26 e aceitar a admissão do Crystal Palace à UEFA Conference League 2025/26."
O Palace ainda pode recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) e, a princípio, o Nottingham Forest foi favorecido, já que era o dono dessa vaga na Conference e herdando a vaga na Liga Europa.