Jogada10
·11 luglio 2025
Crystal Palace perde vaga na Liga Europa por causa de John Textor

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·11 luglio 2025
O Crystal Palace, atual campeão da Copa da Inglaterra, está fora da próxima edição da Liga Europa. Quem ficará com a vaga é o Nottingham Forest. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira (11), durante a primeira Cúpula de Controle Financeiro da Uefa.
O Nottingham Forest havia se classificado inicialmente para a Liga Conferência, ao terminar a Premier League em sétimo lugar. Com a mudança, sobe uma posição nas competições europeias e assume o lugar do Crystal Palace, que disputará agora o terceiro torneio continental em importância no futebol europeu.
Essa troca aconteceu por causa de uma situação envolvendo o Lyon. O clube francês, que havia sido rebaixado para a segunda divisão, conseguiu reverter a decisão e garantiu sua permanência na Ligue 1. Dessa forma, assegurou sua vaga nas competições europeias.
A confusão tem relação com John Textor, que tinha participação acionária nos dois clubes: Crystal Palace e Lyon. De acordo com as regras da Uefa, dois times ligados ao mesmo grupo proprietário não podem disputar a mesma competição europeia.
Textor chegou a vender os 43% que possuía no clube inglês para Woody Johnson, dono do New York Jets, e também renunciou ao cargo de liderança que ocupava no Lyon, hoje comandado por Paulo Fonseca. No entanto, essas mudanças aconteceram após o prazo final estabelecido pela Uefa, que foi 1º de março.
Apesar da decisão, o Crystal Palace, treinado por Oliver Glasner, ainda tentará reverter o caso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). O clube vai argumentar que John Textor não detinha mais de 50% das ações e, por isso, não violaria as regras da entidade.