Zerozero
·22 agosto 2025
Rui Borges confirma ausência de central e fala de Rayan Lucas: «Será importante na equipa A»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 agosto 2025
Neste sábado, Nacional e Sporting vão início ao segundo jogo da terceira jornada, após o duelo entre Moreirense e Vitória SC. O apito inicial está agendado para as 18h00, sendo que Rui Borges realizou, esta sexta-feira, a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo.
Em declarações aos jornalistas presentes em Alcochete, o técnico fez uma análise do adversário que vão ter pela frente, abordou a utilização de Rayan Lucas, confirmou a ausência de St. Juste e deu um ponto de situação relativamente a dois atletas que, neste momento, estão entregues ao departamento médico.
Nacional: «Saíram cinco/seis jogadores do onze inicial e estão à procura da melhor dinâmica. São um adversário bastante complicado na Choupana. Sei de antemão como é jogar lá, pois estive no Nacional na temporada 2021/2022. Será sempre difícil, pois não sabemos o que pode acontecer: pela humidade e pelo calor.
No ano passado, o Nacional foi a sexta ou sétima equipa com mais remates enquadrados. São muito objetivos, verticais e estão à procura do seu melhor momento. Vão estar bastante motivos para jogar connosco.»
Diamonde e Maxi Araújo: «É uma situação contrarrelógio. Estamos a tentar ao máximo tê-los para as próximas jornadas. Não posso dar certezas neste momento.»
Rayan Lucas: «É um miúdo que veio para a equipa B. Vemos muito potencial e acreditamos nele. Para a equipa B seria um jogador mais maduro e capaz, apesar da sua tenra idade. Em princípio, estará no Mundial Sub-20 dentro de um mês. Gosta de ouvir, perceber e trabalha muito bem. Mas está a adaptar-se à exigência do futebol europeu.
Está capacitado para dar uma boa resposta e acredito que, no futuro, será importante na equipa A. Possui uma maturidade diferente comparativamente aos restantes colegas de equipa.»
St. Juste: «Não está convocado.»
Harder: «O Harder tem 20 anos, é natural que as notícias mexam com ele. Mas se eu estivesse importado com tudo o que se diz diariamente do Sporting, não treinava. Todos os dias entram e saem jogadores, entram e saem propostas. Os atletas têm demonstrado que estão ligados ao treino, ao jogo e ao Sporting.
Acima de tudo, é importante perceber que só podem jogar onze, faz parte da vida do jogador. Tenho de tomar decisões, mas é um processo natural. Existe respeito nesse sentido.»
Live