Portal dos Dragões
·6 maggio 2025
“O FC Porto já não volta para trás”, garante André Villas-Boas

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·6 maggio 2025
“Assumo a responsabilidade pelas falhas e comprometo-me a construir um futuro melhor, com ativos robustos que nos permitam conquistar os títulos que tanto almejamos. Desta maneira, retribuiremos a confiança que todos depositaram em mim e na minha Direção. Somos o FC Porto, um clube com valores bem estabelecidos, que se impõe altos padrões e que apenas busca o sucesso. O apego a vitórias e a marca das nossas gentes constituem o nosso maior trunfo. Contudo, quando a derrota se faz presente, permanecem aqueles que acreditam no trabalho e na competência, sem se esquivarem à luta. É neste contexto que nos encontramos, com a responsabilidade de devolver o sorriso e a alegria a todos os portistas. Este é o meu maior desejo”, acrescenta, antes de enfatizar a recuperação financeira que está a ser implementada na SAD.
“O FC Porto é, neste momento, um clube com uma situação financeira mais robusta, que cumpriu todos os controlos trimestrais da UEFA e que, apesar da falta de receitas da Liga dos Campeões, obteve resultados positivos, fruto de um enorme esforço. É um clube que honra os seus compromissos, que reduziu o seu passivo e amortizou dívidas estratégicas, incluindo a dos seus direitos televisivos. Assim, está a ser cimentado um futuro sustentável, com uma filosofia e uma gestão sem paralelo nos clubes portugueses”, afirma Villas-Boas, destacando a criação da “Fundação FC Porto”, o lançamento do futebol feminino e do futsal, o aumento de 14% no número de sócios e a requalificação em curso do Estádio do Dragão como realizações positivas do último ano, no qual o clube desenvolveu projetos para a construção de “novos pavilhões” e do “Centro de Alto Rendimento” no Olival, cuja aprovação foi “recentemente obtida”.
“O clube foi reestruturado e evoluiu para um novo estatuto societário e empresarial. A aposta na transformação digital foi uma das prioridades, com o lançamento do Portal da Transparência e a criação do Portal do Sócio. Estes foram alguns dos fatores que permitiram estabelecer novas bases de modernização e profissionalismo. O clube conquistou uma presença e uma dimensão internacional mais robustas, com a marca FC Porto a expandir-se em países como a Colômbia, os EUA e o Brasil. O clube estabeleceu um objetivo ambicioso: abrir 100 escolas em todo o mundo até 2032. Vamos concretizar”, promete o presidente do clube, relembrando a “auditoria forense” a que o FC Porto se submeteu.
“Esta auditoria permitiu identificar e ganhar a legitimidade necessária para responsabilizar os culpados pelos danos sofridos. A presente ação judicial visa assegurar a reparação integral dos danos causados pelos poderes ilegítimos que se alastraram no nosso seio”, afirma Villas-Boas.
“O FC Porto não regressará a um passado, e continuará a afirmar-se como o que é: um fiel representante de um povo e das suas gentes. Passou apenas um ano, e seguem-se muitos outros com o azul e branco no peito e mais troféus na mão. Unidos, a vencer”, concluiu.