AVANTE MEU TRICOLOR
·4 maggio 2025
Luiz Gustavo descarta aposentadoria, projeta volta aos treinos em pausa do Mundial de Clubes e aceita renovação para o Paulistão

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·4 maggio 2025
Veterano em duelo contra o Sport, na abertura do Brasileirão (Paulo Pinto/SPFC)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
São Paulo e Luiz Gustavo chegaram a um entendimento sobre o futuro do volante de 37 anos, afastado desde que foi diagnosticado com um tromboembolismo pulmonar, no plantel tricolor.
Segundo apurou o AVANTE MEU TRICOLOR com fontes da alta cúpula do futebol do clube do Morumbi, a possibilidade do jogador encerrar a carreira está descartada, por ora.
Pelo contrário: até certo ponto emocionado com o apoio e carinho recebido dos dirigentes, colegas de elenco e grande parte da torcida, Luiz Gustavo está decidido a voltar a atuar.
À reportagem, dirigentes são-paulinos revelaram que, como sinal de prova do carinho interno existente com o volante e que ainda existe confiança em seu futebol, há a intenção de prorrogar o seu contrato por mais três meses, para a disputa do Campeonato Paulista do ano que vem, como uma forma de compensar o tempo que ficará afastado nesta temporada.
Luiz Gustavo, que tinha prometido permanecer no Morumbi apenas neste ano e encerrar a carreira, teria gostado da ideia e estaria propenso a aceitar a proposta (ele completa 38 anos em julho).
Mas quando Luiz Gustavo poderá voltar a atuar pelo São Paulo?
Bem, a resposta depende dos médicos. O clube do Morumbi já acatou a resposta recebida de que para o volante poder voltar a treinar, precisa-se primeiro descobrir a origem do tromboembolismo.
Exames foram e são feitos para se ter uma resposta conclusiva, afinal, Luiz Gustavo corre risco de desenvolver uma doença crônica caso volte a fazer exercícios físicos.
Por isso, o planejamento atualizado é de que Luiz Gustavo volte aos trabalhos no CT da Barra Funda na pausa do calendário para a disputa do Mundial de Clubes. Os jogos serão interrompidos no dia 12 de junho, no duelo do Tricolor contra o Vasco, no Morumbi. E só voltam um mês depois.
O São Paulo entende que os 30 dias de paralisação serão suficientes para que o veterano recupere a melhor física e esteja em perfeitas condições para a retomada da temporada.
Sem Luiz Gustavo, o São Paulo vê dificuldades para armar o time sem um cabeça de área. Sorte de Luis Zubelía que Pablo Maia, titular absoluto da posição, teve recuperação espantosa da cirurgia realizada e, segundo o próprio treinador, estará relacionado para enfrentar o Alianza Lima, no Peru, pela Copa Libertadores, na terça-feira (7).
Além dele, Luan foi reintegrado ao elenco e vive a expectativa de voltar a ser relacionado. O clube já definiu a contratação de um jogador da posição como prioridade na próxima janela de transferências. Thiago Mendes é o favorito.