Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa | OneFootball

Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·29 agosto 2025

Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Enquanto o Flamengo segue na disputa dos desafios de 2025, a temporada europeia vai começando. E o Mais Querido tem uma série de ex-atletas desfilando pelos campos do Velho Continente, entre revelações e outros que apenas passaram. De transferências antigas a saídas recentes.

André Luiz - Rio Ave (Portugal)

Aos 23 anos, o atacante está em Portugal desde que deixou o Flamengo, em 2023. Inicialmente, atuou pelo Estrela Amadora; agora, inicia a segunda temporada com a camisa do Rio Ave. Na época passada, atuou 19 vezes, com dois gols e uma assistência.


OneFootball Video


E André Luiz já começou bem a temporada atual. Na estreia do Campeonato Português, o atacante deu a assistência para o gol que abriu o placar para o Rio Ave contra o Nacional, marcado pelo também brasileiro Clayton Silva. Jesús Ramírez, porém, empatou no fim.

Carlos Alcaraz - Everton (Inglaterra)

Meia de curta passagem pelo Flamengo entre 2024 e o início de 2025, Alcaraz foi comprado pelo Everton. Aos 22 anos, inicia sua primeira temporada completa pelo clube inglês em 2025/2026, após 16 partidas na época passada.

Jogador de muitas mudanças de clubes nos últimos tempos, o argentino tenta se estabilizar na segunda passagem pela Premier League. Na primeira, defendeu o Southampton. A estreia da temporada acontece nesta segunda-feira.

César Dutra - Boavista (Portugal)

Com 33 anos, o goleiro César ainda tem o Flamengo como clube que mais defendeu na carreira. No entanto, não joga com o Manto desde 2020 e, em 2022/2023, foi para Portugal defender o Boavista.

A temporada 2025/2026 será a quarta de César pelo clube português desde então, mas sem ser titular absoluto. Assim, só atuou 23 vezes neste período — e terá um desafio e tanto a partir deste ano.

É que o Boavista seria rebaixado à segunda divisão por ter sido o último no Português, mas se afundou em grave crise financeira. Sem conseguir garantias para disputar segunda, terceira ou quarta divisões, o clube — que já foi campeão nacional — se viu obrigado a jogar a quinta divisão a partir de agora.

David Luiz - Pafos (Chipre)

David Luiz defendeu o Flamengo até o fim de 2024, mas já mudou de clube duas vezes desde então. Primeiro, saiu do Mais Querido para o Fortaleza; depois, partiu para o Chipre, para defender o Pafos.

O zagueiro ainda não estreou no novo clube, pelo qual teve recepção emocionada da torcida. O Pafos briga por uma vaga na Fase da Liga da Champions League este ano — e David Luiz é peça crucial nisso.

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Diegão - Paços de Ferreira (Portugal)

Outro ex-Flamengo que atua em Portugal, o zagueiro Diegão abriu a segunda temporada pelo Paços de Ferreira no dia 9 de agosto. Contra o Vizela, na estreia da segunda divisão, foi titular e atuou os 90 minutos.

Na rodada seguinte, ficou no banco contra o Académico e não entrou. Deixou o Flamengo em 2024, após fazer apenas três jogos, e se mudou ao clube português no ano passado — quando fez 25 jogos.

Felipe - Differdange (Luxemburgo)

Goleiro do Flamengo entre 2011 e 2014, Felipe segue na ativa aos 41 anos e já iniciou a segunda temporada pelo Differdange, de Luxemburgo. Na primeira, fez 33 partidas. E a época atual começou com tudo, com o time eliminado na busca pela vaga na Champions League.

Por outro lado, o sonho de jogar a Conference League segue vivo. O clube enfrenta o KF Drita, do Kosovo, justamente o algoz no caminho da Liga dos Campeões. Será a chance da revanche.

Gabriel Batista - Santa Clara (Portugal)

Outro goleiro da lista, Gabriel Batista inicia a quarta temporada pelo Santa Clara e é titular da equipe. Já fez seis jogos na temporada, mas não começou bem na primeira divisão do Campeonato Português: duas derrotas nos dois primeiros jogos, para Famalicão e Moreirense.

Por outro lado, assim como Felipe, Gabriel Batista segue vivo no objetivo de jogar a Conference League. Para isso, o Santa Clara — que já eliminou Varazdin-CRO e Larne-NIR — precisa passar pelo Shamrock Rovers-IRL.

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Gabriel Noga - Botev Plovdiv (Bulgária)

De volta à linha, o zagueiro Gabriel Noga trocou o português Oliveirense pelo búlgaro Botev Plovdiv na última temporada. O campeonato local começou no dia 10 de agosto, com derrota por 1 a 0 para o Lokomotiv Sofia, em casa. Noga foi titular, mas acabou substituído após o intervalo.

Na segunda rodada, ficou os 90 minutos no banco durante a vitória sore o Beroe, dessa vez na condição de visitante.

Gerson - Zenit (Rússia)

Após deixar o Flamengo em negociação que não agradou em nada à torcida, o volante Gerson inicia a terceira passagem no futebol europeu pelo Zenit. Em um time proibido de jogar a Liga dos Campeões, o atleta se vê limitado a competições nacionais.

Até aqui, fez cinco partidas com a camisa do clube, todas pelo Campeonato Russo. Só não foi titular na primeira, contra o Rostov, mas tomou a posição a partir daí. O retrospecto que não tem sido lá essas coisas, com duas vitórias e três empates.

João Gomes - Wolves (Inglaterra)

Jogador do Wolves desde a temporada 2022/2023, João Gomes entra no quarto ano seguido com a equipe — e de contrato renovado. Pilar do time, é titular incontestável e tem bastante prestígio na Inglaterra.

Aos 24 anos, já acumula 90 partidas com a camisa do Wolves, com seis gols marcados. Na estreia do time na Premier League desta temporada, foi titular e ficou em campo os 90 minutos da goleada por 4 a 0 para o Manchester City.

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Klebinho - OIiveirense (Portugal)

Lateral, Klebinho rodou bastante após deixar o Flamengo, em 2019. Emprestado a Tokyo Verdy-JAP e Cruzeiro, o jogador foi adquirido pelo Guayaquil City-EQU e depois vendido ao Oliveirense-POR.

Por lá, Klebinho se adaptou em 2023/2024 e entrou 20 vezes em campo em 2024/2025. Ainda não iniciou a temporada atual, em que tem esperanças de aumentar a frequência em campo.

Lázaro - Almería (Espanha)

Ainda muito jovem, Lázaro tem apenas 23 anos e certa bagagem no futebol. Passou a última temporada no Almería, da segunda divisão da Espanha, onde segue para a próxima edição.

Na estreia do Almería na segunda divisão, Lázaro foi titular e participou de um jogaço, que terminou em 4 a 4 com o Albacete. No entanto, não marcou gols ou deu assistências.

Léo Duarte - Basaksehir (Turquia)

Formado na base do Flamengo, Léo Duarte passou primeiro pelo Milan quando foi para a Europa. Mas se encontrou mesmo na Turquia, pelo Basaksehir: já fez 176 jogos e inicia a sexta temporada em 2025/2026.

Mais um que busca classificação à Conference League, o Basaksehir já eliminou Cherno More-BUL e Viking-NOR; agora, encara o Universitatea Craiova-ROM em busca da vaga. No Turco, estreou com empate em casa com o Kayserispor: 1 a 1. Léo Duarte foi titular e jogou os 90 minutos em todos os jogos.

Lucas Paquetá - West Ham (Inglaterra)

Livre da acusação por envolvimento em apostas, Lucas Paquetá está liberado para jogar futebol. Entrando em sua quinta temporada pelo West Ham, o cria do Flamengo foi titular na abertura da Premier League, contra o Sunderland. No entanto, acabou derrotado por 3 a 0.

E a absolvição não apenas deixou Paquetá tranquilo para jogar, mas também aguçou o mercado. O brasileiro é objeto de desejo de outros clubes, já foi visado pelo Manchester City e está aberto a mudar.

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Natan - Bétis (Espanha)

Cheio de moral, o zagueiro Natan inicia a segunda temporada pelo Betis em 2025/2026. Comprado em definitivo junto ao Napoli, que detinha seus direitos, o jogador é titular da equipe espanhola. Na temporada passada, fez 52 jogos, com dois gols e duas assistências.

Na atual, Natan não perdeu o posto no onze inicial. Na estreia do Betis em La Liga, o zagueiro foi titular e ficou em campo os 90 minutos. Não conseguiu, todavia, impedir o empate do Elche no fim: 1 a 1.

Otávio - Paris FC (França)

Após três anos em Portugal, onde vestiu as camisas de Famalicão e Porto, o zagueiro Otávio decidiu embarcar no projeto do Paris FC. De volta à primeira divisão do futebol francês depois de muitos anos, o time tenta montar uma base forte para os próximos anos.

E conta com grande investimento para isso, sendo considerado o 'novo rico' da França. Na abertura do Campeonato Francês, porém, Otávio não participou. O Paris FC perdeu para o Angers por 1 a 0.

Pablo Marí - Fiorentina (Itália)

Titular do mítico Flamengo de 2019, Pablo Marí inicia a segunda temporada pela Fiorentina. Ainda sem ser titular, não participou das primeiras partidas da temporada. Em todo o ano anterior, fez apenas 13 partidas.

Desde que deixou o Flamengo, inclusive, Pablo Marí jogou por Arsenal, Udinese, Monza e Fiorentina. Só teve tempo regular de campo no Monza, time de aspirações bem inferiores aos outros. Ainda busca se firmar novamente como titular.

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Paulo Victor - Alanyaspor (Turquia)

Goleiro do Flamengo por um longo período, de 2008 a 2016 entre os profissionais, o goleiro Paulo Victor tem 38 anos. Mas segue na ativa, prestes a encarar a primeira temporada no Alanyaspor. Na última, fez dez partidas pelo Al Rayyan-CAT.

O atleta procura um clube em que possa jogar regularmente, algo que não aconteceu no Catar. Assim, Paulo Victor ficou apenas uma temporada por lá e seguiu para a Turquia. Antes, defendeu o Al-Ettifaq-SAU por duas temporadas e fez 67 jogos.

Rafael Santos - Leixões (Portugal)

Zagueiro, Rafael Santos entra na segunda temporada pelo Leixões tentando encontrar regularidade. Após fazer 20 partidas na última, o brasileiro foi titular nos dois primeiros jogos da segunda divisão de Portugal. O time venceu o Felgueiras e empatou com o Benfica B.

Jogador de imposição física, Rafael tenta buscar espaço, algo que ainda não conseguiu completamente desde que chegou a Portugal. Por lá, defendeu Moreirense, Santa Clara e o próprio Leixões.

Richard Ríos - Benfica (Portugal)

Vendido pelo Flamengo em 2021, depois de deixar a base, Richard Ríos desabrochou para o futebol e construiu bela trajetória no Palmeiras. Após três anos em São Paulo, porém, aceitou o desafio de desbravar o futebol europeu e assinou com o Benfica.

Iniciando sua primeira temporada no Velho Continente, Richard Ríos vem sendo titular. Nos quatro jogos que o Benfica fez até aqui, o meia jogou os 90 minutos em todos.

Rodinei - Olympiacos (Grécia)

Cheio de moral na Grécia, Rodinei segue com o Olympiacos por mais uma temporada em 2025/2026. O jogador já disputou três anos completos pelo time grego, com o qual tem se destacado a ponto de receber prêmios no país.

Desde que deixou o Flamengo, em 2022, Rodinei atuou 116 vezes com a camisa do Olympiaco. No total, marcou sete gols, deu 22 assistências e conquistou três títulos: Conference League, Campeonato Grego e Copa da Grécia.

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Rodrigo Muniz - Fulham (Inglaterra)

Visado no último mercado de transferências, Rodrigo Muniz teve uma saída do Fulham cogitada entre uma temporada e outra. No fim, acabou ficando — e inicia o terceiro ano seguido com a camisa do clube de Londres. Antes, ficou emprestado ao Middlesbrough.

No entanto, o início de temporada foi com banco de reservas para o cria do Flamengo. Reserva na estreia da Premier League, Rodrigo Muniz substituiu o atacante Raúl Jiménez no segundo tempo. Nos acréscimos, evitou a derrota com o gol de empate do Fulham.

Thiago Rodrigues - Toreense (Portugal)

Mais um goleiro formado na base do Flamengo, Thiago inicia sua segunda temporada pelo Torreense, da segunda divisão de Portugal. No entanto, não é titular e fez apenas quatro jogos em toda a temporada passada, o que não indica um bom prognóstico.

O goleiro está em Portugal desde 2019, quando deixou o América-MG — ainda sob contrato com o Flamengo — para se juntar ao Estoril Praia. Comprado, jogou 27 vezes antes de ir para o Arouca, quando viu a minutagem desabar. Desde 2022/2023, fez apenas 13 partidas oficiais.

Vini Jr - Real Madrid (Espanha)

Atacante que dispensa apresentações, Vini Jr entra na temporada 2025/2026, sua oitava seguida pelo Real Madrid, com um novo projeto. O técnico Xabi Alonso chegou ao time da capital, e o cria do Flamengo passou a ser mais exigido na marcação.

Vini foi titular na estreia do Real Madrid em La Liga, com vitória por 1 a 0 sobre o Osasuna, mas não teve grande atuação. Ao longo dos anos, já fez 323 jogos pelo clube espanhol, foi capitão e segue com muito prestígio.

Vinícius Souza - Wolfsburg (Alemanha)

Após grande temporada pelo Sheffield United, que ficou a uma vitória de conquistar o acesso à Premier League, Vinícius Souza foi vendido. Agora, o volante criado no Flamengo inicia passagem pelo Wolfsburg, que enxergou potencial e tratou de levar o jogador para a Alemanha.

E ainda que a Bundesliga não tenha começado, a Copa da Alemanha tratou de dar o start na temporada. Vini Souza foi escalado como titular do Wolfsburg e ficou 70 minutos em campo na vitória por 9 a 0 sobre o Hemelingen, do quinto escalão do país.

Immagine dell'articolo:Guia completo: todos os ex-jogadores do Flamengo que atuam na Europa

Werton - Leixões (Portugal)

Companheiro de Rafael Santos, Werton tem recebido mais tempo em campo no Leixões. Jogou 34 vezes na temporada passada e já entrou em campo nos dois jogos da equipe na atual. E até marcou o gol que decidiu o empate em 1 a 1 com o Benfica B.

Aos 21 anos, Werton tenta ajudar o Leixões na briga para subir à primeira divisão do Campeonato Português. E a missão não promete ser simples: na última temporada, a equipe fechou em 13º de 18 competidores.

Wesley - Roma (Itália)

Após a negociação frustrada com a Atalanta em 2024, Wesley trocou o Flamengo pela Roma em 2025. Em transferência milionária, o lateral-direito já participa normalmente da pré-temporada da equipe da capital.

Nas duas partidas até aqui, contra Aston Villa e Lens, Wesley saiu com um misto de elogios e críticas. Mas é considerado pelo técnico Gian Piero Gasperini como um atleta muito importante para o sistema da equipe.

Visualizza l' imprint del creator