Flamengo faz duras críticas à CBF após mudança no calendário do Brasileirão | OneFootball

Flamengo faz duras críticas à CBF após mudança no calendário do Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·26 agosto 2025

Flamengo faz duras críticas à CBF após mudança no calendário do Brasileirão

Immagine dell'articolo:Flamengo faz duras críticas à CBF após mudança no calendário do Brasileirão

O Flamengo divulgou nota oficial, nesta segunda-feira (25), para criticar duramente a mudança feita pela CBF. A entidade antecipou o fim do Brasileirão para 7 de dezembro e empurrou a Copa do Brasil. A diretoria rubro-negra entende que a decisão atrapalha seu planejamento e compromete a saúde dos atletas.

O clube já havia sido consultado previamente sobre a possibilidade da alteração, mas manifestou posição contrária. Apesar disso, a CBF anunciou de forma unilateral a mudança, o que irritou profundamente os dirigentes. Para o Flamengo, houve quebra de isonomia no campeonato, favorecendo clubes que não disputam a Libertadores.


OneFootball Video


"A decisão, que antecipa rodadas e encurta o período de disputa, impõe ao Flamengo uma carga maior de jogos e longas viagens em intervalo reduzido, em alguns casos desrespeitando inclusive o prazo mínimo de 66 horas entre partidas — especialmente após datas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Tal cenário compromete o planejamento esportivo da temporada e, sobretudo, a saúde dos atletas", diz trecho da nota.

Com as mudanças, o Flamengo perdeu semanas livres que teria durante a disputa da Libertadores e do Brasileirão. Fora da Copa do Brasil, o clube teria espaço para treinar, recuperar atletas e ajustar a equipe. Agora, terá que lidar novamente com uma sequência desgastante, fator que pode influenciar na luta pelos títulos.

Nota do Flamengo na íntegra

"O Clube de Regatas do Flamengo manifesta sua discordância em relação à decisão unilateral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assinada pelo Diretor de Competições Júlio Avellar, de alterar o calendário oficial do Campeonato Brasileiro já com mais da metade da competição disputada.

O fato de o Torneio Intercontinental de Clubes estar programado para dezembro de 2025 já era de conhecimento da CBF desde fevereiro, quando foi anunciado o calendário do ano. Portanto, não há qualquer novidade que justifique a medida adotada. No Conselho Técnico da Série A, em março deste ano, foi o próprio Flamengo quem levantou esta questão, sem que houvesse nenhuma sugestão ou solução apresentada pela CBF naquele que era o fórum adequado para tais medidas.

A decisão, que antecipa rodadas e encurta o período de disputa, impõe ao Flamengo uma carga maior de jogos e longas viagens em intervalo reduzido, em alguns casos desrespeitando inclusive o prazo mínimo de 66 horas entre partidas — especialmente após datas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Tal cenário compromete o planejamento esportivo da temporada e, sobretudo, a saúde dos atletas.

A medida ainda favorece indiretamente clubes que não participam da atual edição da Copa Libertadores da América, criando um desequilíbrio esportivo inadmissível em um torneio que deveria prezar pela isonomia entre seus competidores.

Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, a integridade da tabela sempre foi preservada, com ajustes pontuais apenas em situações excepcionais. Em mais de duas décadas, jamais houve alteração de tamanha magnitude com a competição em andamento. A decisão demonstra pouco apreço pela organização que o futebol brasileiro exige, desrespeitando atletas, clubes, torcedores, patrocinadores, detentores de direitos de transmissão e toda a indústria do esporte.

Chama a atenção, ainda, o fato de a CBF sistematicamente negar pedidos pontuais de ajustes de tabela sob a alegação de interesses televisivos, mas, contraditoriamente, impor de forma unilateral a antecipação de tantas rodadas, sem levar em consideração a opinião de um clube diretamente envolvido na disputa da Libertadores.

O Flamengo reafirma seu compromisso com a disputa do Campeonato Brasileiro, com a integridade esportiva, com a lisura da competição e com o respeito aos seus milhões de torcedores.

Diante do exposto, o clube cobra da CBF, em especial de seu presidente Samir Xaud, que reconsidere a decisão, a fim de preservar a credibilidade de um dos maiores torneios do futebol mundial.

Visualizza l' imprint del creator