Farioli traz novas ideias ao FC Porto e o regresso do 4x3x3 | OneFootball

Farioli traz novas ideias ao FC Porto e o regresso do 4x3x3 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·1 luglio 2025

Farioli traz novas ideias ao FC Porto e o regresso do 4x3x3

Immagine dell'articolo:Farioli traz novas ideias ao FC Porto e o regresso do 4x3x3

A decisão de André Villas-Boas foi tomada: Martín Anselmi deixará de ser o treinador do FC Porto, permitindo a chegada de Francesco Farioli, que a partir de terça-feira poderá assinar, sem custos, após o término do seu contrato com o Ajax.

Segundo o jornal “De Telegraaf”, a SAD do Porto evitou um gasto de cinco milhões de euros por não ter contratado o italiano até 30 de junho, quantia que foi estipulada quando Farioli se desligou do clube de Amesterdão, em maio.


OneFootball Video


A saída de Anselmi é iminente, com Francesco Farioli a chegar ao Porto esta semana para assinar um contrato de dois anos, até 2027, com a possibilidade de um ano adicional.

A saída de Martín Anselmi do FC Porto também marcará o fim do modelo tático com três defesas, que o treinador sul-americano tentou implementar sem sucesso nos últimos cinco meses. Farioli é um defensor do 4-3-3, que se caracteriza por uma defesa coesa e uma mobilidade ofensiva, e esta será a tática a ser utilizada no Dragão, embora a definição do plantel ainda esteja em aberto, com a certeza de que haverá mudanças significativas na equipa.

Formado em Filosofia e Ciência do Desporto, o italiano de 36 anos começou a sua carreira em 2009 como treinador de guarda-redes em clubes amadores na Itália (Margine Coperta, Fortis Juventus, Lucchese), antes de se mudar para o Catar para trabalhar com a federação local. Em 2017, retornou a Itália, onde se juntou às equipas de Roberto De Zerbi, primeiro no Benevento e depois no Sassuolo, de onde saiu em 2020 para a Turquia, onde foi treinador-adjunto no Alanyaspor.

Foi no futebol turco que Farioli começou a sua carreira como treinador principal, no início de 2021, no comando do Karagumruk, levando a equipa ao sétimo lugar no campeonato. Os bons resultados conduziram-no de volta ao Alanyaspor e, em 2023, ao comando do Nice, onde teve uma época bastante positiva, com o clube a terminar a Ligue 1 no quinto lugar e a garantir um lugar na Liga Europa.

O seu passo seguinte foi para o Ajax, onde esteve próximo de conquistar o primeiro título da sua carreira, mas perdeu a liderança da liga neerlandesa de forma dramática: a cinco jornadas do fim, a equipa de Amesterdão tinha uma vantagem de nove pontos sobre o PSV, mas dois empates e duas derrotas em quatro jogos fizeram com que essa vantagem desaparecesse. A liderança foi perdida na penúltima jornada, após um empate em Groningen (2-2), onde um golo sofrido no último minuto do jogo foi decisivo.

Outra opção italiana após o cometa Del Neri

Francesco Farioli será o segundo treinador italiano do FC Porto, mas o primeiro a estrear-se em jogos oficiais, após a saída de Luigi Del Neri em 2004.

O ex-treinador do Chievo Verona chegou ao Porto após a saída de José Mourinho, na época seguinte à conquista da Champions pelos dragões, e apenas realizou dois jogos particulares num torneio nos EUA, antes de se incompatibilizar com jogadores e direcção, abandonando o clube poucos dias antes do início da época 2004/05.

Visualizza l' imprint del creator