Esporte News Mundo
·14 luglio 2025
Davide Ancelotti é apresentado ao Botafogo e destaca: ‘Temos que jogar com coragem’

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·14 luglio 2025
— Continua depois da publicidade —
Davide Ancelotti foi oficialmente apresentado como novo técnico do Botafogo, nesta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos. O técnico italiano concedeu coletiva de imprensa e explicou que está alinhado com John Textor sobre suas visões e valores para o clube. Além disso, ele também explicou que sua equipe tem que ter coragem e encontrar diferentes maneiras de vencer.
-Ambição, coragem e ser um clube diferente nós (Davide e Textor) estamos alinhados. No futebol de hoje um time tem que jogar bem e fazer diferentes coisas para ganhar. Vamos trabalhar duro para fazer isso. Os jogadores têm que representar os valores do Botafogo. O sistema pode mudar, mas isso tem que ser claro. Temos que jogar com coragem. Somos um time campeão, então temos que ter personalidade. Esse time é muito grande e representa muita coisa – afirmou.
O treinador também foi questionado sobre ser o técnico mais jovem em atividade no futebol brasileiro, o italiano tem apenas 35 anos. Ele explicou que ser jovem tem coisas positivas sobre não ser experiente e ainda disse que quer crescer na carreira ao lado do Alvinegro.
-É verdade que sou jovem mas tenho muitos anos trabalhando no futebol. Cheguei semana passada, os profissionais do clube me ajudam muito. O Cláudio (Caçapa) e os analistas me ajudam muito sobre informações das equipes daqui. Ser jovem tem suas coisas positivas e coisas sobre não ter experiência. Tenho que cometer erros para crescer. Mas estamos em um ambiente onde todos estamos crescendo. Quero crescer ao lado do clube.- explicou.
Também explicou que suas equipes têm que saber ganhar de formas distintas as partidas, sendo inteligente e adaptável. Além disso, que para ele, os valores do clube são sua ambição e a coragem.
— Tem que ser uma equipe que sabe ganhar de distintas formas. Claramente queremos jogar um futebol vertical, que os torcedores gostem. Os valores do clube são ambição e coragem. Isso é muito claro para mim. Quero representar os torcedores do Botafogo. No futebol a gente tem que se adaptar ao contexto do jogo. Para ganhar, uma equipe inteligente é uma equipe que saiba se adaptar — completou.
Português e ideia contra o Vasco
Davide tem surpreendido com sua fluência em português em suas primeiras entrevistas comandando o Botafogo. O italiano explicou que aprendeu o idioma depois de chegar à seleção brasileira, no último mês de junho, e indicou a importância de falar o idioma do país onde treina. Além de italiano (língua mãe) e português, o novo comandante do Alvinegro também fala alemão, francês e espanhol.
— Falo português porque tenho capacidade de aprender rápido. Já falei com os jogadores, muitos falam espanhol também. Acredito que tenho que fazer isso por respeito ao clube, aos torcedores e aos profissionais. Me esforço muito para aprender rápido. Quando eu fui na Seleção em junho eu não sabia nenhuma palavra, mas agora aprendi.
Davide Ancelotti durante sua apresentação ao Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Na estreia de Ancelotti, o Botafogo venceu o Vasco, no Clássico da Amizade, por 2 a 0, em partida disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ao falar sobre a partida, ele explicou que queria sua equipe marcando alto e viu que tinha oportunidade de colocar Nathan Fernandes como centroavante para explorar o espaço atrás da defesa.
— A ideia contra o Vasco foi ser agressivo no começo do jogo. A gente sabe que os times de Diniz são difíceis de roubar a bola, mas queríamos ter a ambição de fazer a pressão alta no início. Comecei com essa escalação mas todos terão a oportunidade de mostrar nos treinos. Nos treinos vi que o Nathan tem a oportunidade de ser um centroavante e vi que poderia ser uma boa alteração. Tínhamos muito espaço para atacar depois do gol e ele teve muita atitude de atacar as costas da defesa do Vasco.
Ancelotti também explicou que não vai dividir suas atenções entre o comando do Alvinegro e a Seleção Brasileira. No entanto, vale lembrar que seu contrato tem uma cláusula que permite que ele vá para a Copa do Mundo.
— Eu sou o treinador do Botafogo. Minha concentração e entrega é para o clube. Estou comprometido para o clube agora até o final da temporada. Estarei 100% aqui, minha cabeça está aqui. Não penso em outra coisa. Sobre a Copa do Mundo vamos ver o que vai acontecer. Estou aqui e feliz. Não (sobre ter participação na comissão de Carlo) — disse.
Davide Ancelotti ainda aguarda sua regularização na CBF nos próximos dias para poder comandar o Botafogo. Em meio a isso, o Alvinegro volta a campo nesta quarta-feira (14), quando vai enfrentar o Vitória, no Nilton Santos, às 21h30, horário de Brasília.