
Gazeta Esportiva.com
·8 aprile 2025
CEO da SAF do Vasco confirma clássico contra o Flamengo pelo Brasileiro no Maracanã

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·8 aprile 2025
O CEO da SAF do Vasco, Carlos Amodeo, confirmou que o clássico contra o Flamengo, pela quinta rodada do Brasileirão, será disputado no Maracanã, no dia 19 de abril. A decisão ocorreu após a Justiça derrubar, em decisão liminar nesta segunda-feira, o veto do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) à realização da partida em São Januário.
Apesar da liberação, o Vasco optou por manter o novo local. Amodeo explicou que, diante da negativa inicial do Bepe, classificadas como “incompreensível e injustificável”, o clube precisou agir rapidamente para garantir um estádio para o jogo e, por isso, iniciou negociações com Flamengo e Fluminense para um acordo mais amplo envolvendo o uso do Maracanã.
“Bom, o primeiro ponto importante a colocar é: São Januário é a nossa casa, São Januário é o estádio que nós gostaríamos desde o princípio de jogar essa partida. Entretanto, a partir do momento em que a gente recebe uma negativa do BEP para que nós possamos mandar um jogo em São Januário e volto a dizer, negativa a essa que nós entendemos incompreensível e injustificável, nós precisamos, responsavelmente, tomar todas as medidas necessárias para garantir um novo local para o estádio”, começou o CEO da SAF do Vasco, em entrevista ao SporTV.
Segundo Amodeo, por regulamento, o Vasco tinha até a última sexta-feira para indicar o local da partida. Como o Nilton Santos, outra opção no Rio, estava indisponível devido a um show, e o regulamento da FERJ impede transferências para outro estado com menos de 20 dias úteis de antecedência, a única saída foi buscar um acordo para jogar no Maracanã.
“Nesse período, o Nilton Santos, que é o estádio que nós inclusive já utilizamos esse ano, está ocupado por um show privado, então não estaria disponível para que nós pudéssemos atuar no Nilton Santos. E também, o regulamento geral de competições determina que qualquer transferência de mano de campo para outro estado da federação deva ocorrer com, no mínimo, 20 dias úteis de antecedência ao jogo, o que não acontece nesse caso”, complementou.
A negociação com Flamengo e Fluminense resultou em um pacto para além do clássico do dia 19: o Vasco terá direito a mandar oito partidas no Maracanã em 2025 e 2026, com 50% da carga de ingressos destinada a sua torcida nos clássicos — exceção feita aos jogos do Campeonato Carioca.
“Por conta disso, o Vasco, então, passou a negociar, não apenas com o Flamengo, mas também com o Fluminense, um acordo bem mais amplo do que somente a partida do próximo dia 19. Então, nós negociamos, tanto com o Flamengo quanto com o Fluminense, um acordo mais amplo que está formalizado, através do qual a gente estabeleceu que todas as partidas, exceto as partidas válidas pelo campeonato estadual, em 2025 e 2026, serão jogadas no Maracanã com o público 50% para cada torcida”
Além do clássico do dia 19, o dirigente detalhou que o Vasco poderá mandar oito partidas no Maracanã entre 2025 e 2026, além dos confrontos contra os rivais. Como mandante, o clube terá direito a imprimir sua identidade no estádio — no vestiário, nas bandeirinhas, na iluminação e em outros detalhes — algo que não ocorria nos últimos anos.