Glorioso 1904
·3 maggio 2025
Benfica a rir e Sporting a chorar: TAS toma decisão no 'caso João Mário'

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·3 maggio 2025
Há novidades sobre o 'caso João Mário'. Depois do Sporting ter apontado a mira ao Inter de Milão, aquando da transferência do médio para a Luz, em 2021, eis que agora o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) acabou por dar razão ao conjunto transalpino, que não terá assim de indemnizar o clube de Alvalade.
De acordo com informações avançadas pelo jornal desportivo Record, o tribunal considerou que não existiam provas suficientes para condenar o Inter ao pagamento do valor pretendido pelo Sporting. Vale relembrar que, os verdes e brancos estariam a exigir o pagamento de qualquer coisa como 30 milhões de euros. Contudo, a mesma fonte revela que os leões poderão ainda recorrer da decisão, estando a analisar o caso.
"O Painel admite que ficam por esclarecer questões relativas ao racional económico na base da decisão do Inter em concordar com a prematura rescisão do contrato de trabalho e abdicar de uma possível receita de transferência do Sporting assim como o excerto das demonstrações financeiras do Benfica que regista um 'investimento total de 5,513 milhões de euros' para adquirir os direitos económicos do jogador, em concreto questões relativas à natureza dos custos desse investimento e a quem é que os mesmos foram pagos pela transferência de um jogador livre", pode ler-se no acórdão.
Toda esta 'novela' começou porque o Sporting, recorde-se, alegou que teria incluído uma cláusula antirrival, num acordo com o Inter em 2016, visando mesmo evitar que o médio internacional português, que tem o futuro incerto no Besiktas, representasse outro emblema (grande) português.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Besiktas, João Mário – atualmente avaliado em 2,3 milhões de euros – marcou presença em 32 jogos: 22 na Liga Turca, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Turquia. Ao todo, nos 1.847 minutos disputados dentro das quatro linhas, o médio conta com quatro golos marcados e quatro assistências concretizadas. Nesta época, pelo Benfica, o médio só participou em dois encontros, antes de abandonar a Luz no mercado de verão.