MundoBola Flamengo
·16 dicembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·16 dicembre 2024
Eleito o presidente do Flamengo para o próximo triênio, Luiz Eduardo Baptista decidiu apresentar uma previsão orçamentária de 2025 para substituir os orçamentos feitos pela atual gestão de Rodolfo Landim. O MundoBola Flamengo apurou que a votação para aprovar ou não a proposta foi retirada da pauta da reunião do Conselho de Administração desta terça-feira (17), restando apenas a eleição do novo presidente do COAD.
As comissões do Conselho de Administração do Flamengo apresentaram várias inconsistências na proposta orçamentária da atual gestão. A decisão do conselho foi retirar a aprovação da pauta pela chance de uma reprovação do documento. Isso significa que o clube vai virar o ano sem um orçamento aprovado, algo que não acontece há muitos anos. Caberá à gestão de Bap desenvolver e apresentar uma nova previsão no início de 2025.
O orçamento feito pela gestão Landim foi enviado no dia 14 de novembro e prevê uma receita bruta de R$ 1.166 bilhão para 2025. O documento determinaria outras questões importante, como a necessidade de arrecadar ao menos 30 milhões de euros com vendas de atletas pelos altos investimentos de 2024, e 24,9 milhões de euros para aquisição. Além de confirmar que o clube vai iniciar o próximo ano com R$ 3.096 milhões em caixa.
Mas a decisão do COAD exclui tanto essa previsão de receita quanto os montantes de compra e venda de jogadores. Esses números podem mudar na proposta a ser apresentada por Bap. Veja o documento feito pela gestão Landim.
Vale destacar que o estatuto do Flamengo prevê a não votação de uma proposta orçamentária antes da virada do ano. Nesse caso, o orçamento de 2024 é atualizado de acordo com a inflação e prorrogado para o próximo ano. A decisão está prevista no art. 140, inc. III.
Art 140: O Projeto de Orçamento e o Plano Estratégico Trienal ou sua Readequação, serão encaminhados até o dia quinze de novembro de cada ano ao Conselho de Administração, que o submeterá à apreciação do Conselho Fiscal e de outras comissões constituídas para esse fim, para emissão de pareceres até o dia trinta do mesmo mês de novembro e, promoverá sua votação até trinta dias do seu recebimento.
Com a saída da aprovação, a reunião do COAD desta terça contará somente com a eleição do próximo presidente do conselho, marcada de 19h às 21h. Luiz Eduardo Baptista apoia seu vice Emílio Habibe, candidato único e garantido como vencedor.
Landim decidiu produzir dois orçamentos diferentes para a próxima temporada: um para o clube e outro exclusivamente para a construção do estádio. A decisão de não votar a previsão orçamentária neste ano engloba também os números para o estádio.
Era nesse documento que estava a proposta para venda de cadeiras cativas, detalhamento de gastos com obras e como a diretoria planejava arrecadar o dinheiro para custear toda a construção. Mas vale ressaltar que o descarte desses números já era esperado, já que Bap promete apresentar um novo projeto para o estádio rubro-negro, diferente do que foi divulgado pela gestão que deixa o clube no fim do ano.