Leonino
·15 dicembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·15 dicembre 2024
Gyokeres, avançado do Sporting, eleito avançado do ano na Suécia
|
Viktor Gyokeres foi eleito o avançado do ano pela Federação Sueca de Futebol, uma conquista que não surpreende, dado o impressionante registo de 61 golos marcados em 2024, entre a seleção da Suécia e o Sporting. Este é o segundo ano consecutivo em que o ponta-de-lança revalida o prémio, evidenciando a sua consistência e desempenho notável em ambas as competições.
Em declarações à Federação Sueca de Futebol, Gyökeres expressou a sua satisfação pela conquista, destacando a dificuldade da competição: "Não é fácil por isso estou muito feliz por ter ganhado este prémio". A disputa pela distinção foi acérrima, com o jogador a referir a sua luta com o compatriota Alexander Isak, avançado do Newcastle, como um dos momentos mais desafiantes da temporada.
Gyokeres não hesitou em elogiar Isak, sublinhando o nível elevado da concorrência. "A luta foi de topo pois o Alexander é um avançado incrivelmente bom que joga numa das melhores ligas do Mundo", afirmou, antes de reforçar a sua felicidade por conquistar o prémio novamente.
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 24 encontros (2.000 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 26 golos e fez cinco assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.