Quatro anos de Abel no Palmeiras: «Teve a liberdade que todos os técnicos querem» | OneFootball

Quatro anos de Abel no Palmeiras: «Teve a liberdade que todos os técnicos querem» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·30 Oktober 2024

Quatro anos de Abel no Palmeiras: «Teve a liberdade que todos os técnicos querem»

Gambar artikel:Quatro anos de Abel no Palmeiras: «Teve a liberdade que todos os técnicos querem»

Foi no dia 30 de outubro de 2020 que Abel Ferreira foi oficializado no Palmeiras. Volvidos precisamente quatro anos, falamos de um treinador que ultrapassou a desconfiança inicial e acabou por conquistar o clube, o país e todo um continente.

O currículo fala por si. Ao fim de 290 jogos, o técnico português já igualou Oswaldo Brandão como o mais titulado em toda a história do centenário emblema de São Paulo. São já 10 troféus, entre os quais se destacam duas Libertadores e duas edições do Brasileirão, e há ainda um tri à espreita...


Video OneFootball


Para falar destes últimos quatro anos, ninguém melhor do que Emerson Leão, um dos heróis do futebol brasileiro e o segundo jogador com mais jogos em toda a história do Palmeiras! À conversa com o zerozero, o antigo guarda-redes (e mais tarde treinador) do verdão falou sobre o português que tem dado alegrias a toda a torcida.

«O torcedor do Palmeiras está muito feliz com ele»

«O Abel chegou ao Brasil completamente desconhecido e por isso foi encarado com desconfiança e curiosidade. Depois, com a ajuda da presidente, começaram a criar a rotina de vencer, que sempre foi uma rotina do Palmeiras. O Abel cresceu muito, acostumou-se ao Brasil, e as boas exibições começaram a aparecer», começa Leão, participante de quatro Mundiais e vencedor de um (México 1970), à conversa com o nosso portal.

«Ele teve a liberdade que todos os treinadores querem ter. Entendo que o Abel é um homem de personalidade forte e tem problemas, claro. É nervoso e é expulso muitas vezes... Mas tem-se adaptado e ganho mais calma e experiência.»

1461 dias decorreram desde essa desconfiança e curiosidade e estamos agora num ponto em que os adeptos do Palmeiras conhecem Abel melhor do que a esmagadora maioria dos portugueses. Quem o conhece ainda melhor - pessoalmente até, devido à «liberdade» com que circula nas instalações do Palmeiras - é Emerson Leão, que elogia também a presidente Leila Pereira por contratá-lo:

«O torcedor do Palmeiras está muito feliz com ele. Cada um recebe o retorno do que merece e ele tem merecido os aplausos e o respeito de muita gente. Não sei o que ele pensa para o futuro, porque o futebol é difícil e agradar a todos é muito difícil, mas ele correspondeu às expectativas de quem o trouxe de uma forma muito corajosa.»


Melhor de sempre? Discutível...

Esse impressionante registo no que a títulos diz respeito empurra o nome de Abel Ferreira para conversas diferentes. Já não se coloca em causa o sucesso do treinador português Palmeiras, mas sim a possibilidade de este ser o melhor de sempre no clube...

«Não, de sempre não... Acho que não existe um melhor jogador nem um melhor treinador de sempre, porque cada um tem o seu apogeu na equipa em que soube trabalhar. Nem me parecia que ele estivesse cá há quatro anos, porque já faz parte do futebol brasileiro. Ele prosperou muito e hoje é o treinador mais bem pago, mas os títulos que ele conquistou no clube são os mesmos títulos que os grandes treinadores do passado venceram também», atira.

«Ele continua a crescer, mas tem de somar, somar e somar, para depois poder regressar a Portugal e descansar», diz Emerson Leão, que revela ao zerozero que também ele sobrevoa o Atlântico, até à sua casa em Cascais, quando quer relaxar.

Para se afastar de Oswaldo Brandão e se isolar como o treinador mais titulado em toda a história do clube, Abel só precisa de mais um troféu. Esse pode chegar na forma do terceiro título consecutivo do Brasileirão, onde no ano passado foi necessário ultrapassar o Botafogo de forma dramática na reta final. Os adeptos acreditam que este ano a história pode repetir-se:

«O Botafogo de hoje é superior ao Botafogo do ano passado e o Palmeiras já perdeu a primeira chance quando empatou em casa [2-2 com o Fortaleza], pois já podia ter igualado os pontos. Para ver quem merece ser campeão, teremos ainda o confronto entre as duas equipas. Para o Palmeiras tem de ser três pontos, disso ninguém quer abrir mão. Todos os torcedores estão à espera que aconteça o mesmo do ano passado e que o Palmeiras se torne tricampeão.»

Lihat jejak penerbit