Coluna do Fla
·12 Agustus 2025
Quais jogadores do Flamengo já jogaram no Manchester United?

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·12 Agustus 2025
Você sabia? Um jogador do elenco do Flamengo de 2025 já jogou no Manchester United (ING). Trata-se de Guillermo Varela, lateral direito uruguaio. No histórico, outros dois atletas com passagem pelo Mais Querido também representaram os ‘Diabos Vermelhos’ na carreira.
Um fez história no Flamengo, com direito a título brasileiro. Já o outro até ganhou ‘coisas grandes’ no Mengão, mas ficou marcado por uma das maiores falhas da história do clube. Você já sabe quem é? Veja, abaixo, breve resumo sobre os três jogadores.
Guillermo Varela saiu do Peñarol (URU) em 2013 para jogar nas categorias de base do Manchester United (ING). Após partidas no time sub-21, o uruguaio conseguiu vestir a camisa do time principal 11 vezes, na temporada 2015/16. Porém, a passagem se resumiu a este período.
Depois do Manchester United, Varela jogou na Alemanha, voltou para o Peñarol. Posteriormente, retornou para a Europa, passando por Dinamarca e Rússia. Com a guerra no país, o lateral ativou a cláusula da FIFA para conseguir liberação. Assim sendo, o lateral assinou com o Flamengo em 2022, onde ganhou títulos como Libertadores e Copa do Brasil.
Após ser campeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira, Kleberson foi contratado a peso de ouro pelo Manchester United. Curiosamente, o meia teve apresentação ao lado do então garoto e desconhecido Cristiano Ronaldo. Ou seja, o pentacampeão chegou à Inglaterra como estrela, e o português como coadjuvante. Porém, dentro de campo a realidade foi diferente: duas temporadas, 30 jogos, dois gols e cinco assistências para o brasileiro. Já o lusitano virou ídolo.
Com o fim da passagem pelo United, Kleberson passou pelo futebol turco e, em 2008, o pentacampeão assinou com o Flamengo. Foram 134 jogos e 22 gols até 2012, com pausa em 2011, quando aconteceu empréstimo para o Athletico-PR. Com o Manto Sagrado, o pentacampeão ganhou o Brasileirão de 2009 e dois Cariocas (08 e 09).
Andreas Pereira chegou ao Manchester United para atuar nas categorias de base. Na sequência, o meia jogou nos profissionais, com 73 jogos, quatro gols e cinco assistências, entre 2015 e 2020 (com dois empréstimos para a Espanha no período).
Ainda, Andreas passou pela Lazio (ITA) e foi emprestado do Manchester para o Flamengo em 2021. Naquele ano, o meia ficou marcado pela falha na final da Libertadores, contra o Palmeiras. Assim sendo, o Rubro-Negro, que estudava a compra do atleta, desistiu. Porém, antes de voltar para a Inglaterra, o jogador participou do início das campanhas dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil de 2022.