Zerozero
·8 April 2025
Morreu Manga, referência maior da baliza do Botafogo e do Brasil-66

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·8 April 2025
Uma das maiores referências nas balizas do futebol brasileiro morreu nesta terça-feira, dia 8 de abril. Manga, ídolo eterno de Botafogo e Internacional, morreu aos 87 anos.
Manga jogou contra Portugal no Mundial de 1966, com a camisola da seleção brasileira, num jogo ganho por 3-1 pelos Magriços.
Formado no Sport (Recife), Manga começou a ser eternizado no futebol quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde defendeu a Estrela Solitária do Botafogo de 1959 a 1968.
No Alvinegro carioca, Manga fez parte de um esquadrão histórico. Jogou ali com craques da dimensão de Gerson, Nilton Santos, Didi, Jairzinho, Zagallo e Garrincha, entre outros tantos.
Mais tarde, o goleiro deixou o Botafogo para ser ídolo no Uruguai. Foi pentacampeão uruguaio pelo Nacional, venceu a Libertadores e o Mundial de Clubes.
A trajetória de títulos não pararia ali. Voltou ao Brasil para defender o Internacional, em Porto Alegre, e foi bicampeão brasileiro em 1975 e 76.
Na primeira conquista, Manga chegou a jogar com dedos partidos, ato lembrado até hoje como exemplo de dedicação e coragem.
Pode ler AQUI a biografia completa de Manga, «um símbolo para os goleiros».
No O GOL, irmão brasileiro do zerozero, temos tudo sobre o futebol brasileiro.