Leonino
·11 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·11 November 2024
A escolha de João Pereira, para substituir Rúben Amorim no comando do Sporting, já foi oficializada pelo Clube nas redes sociais. Ainda assim, a partir das 12 horas, no Hall VIP do Estádio José Alvalade, esta segunda feira, dia 11 de novembro, acontecerá uma cerimónia presencial no âmbito da promoção do treinador.
Apesar de passar a orientar os verdes e brancos ainda esta temporada, a verdade é que o desafio já lhe iria cair nas mãos em 2025/26. No entanto, a antecipação da decisão foi prontamente assumida, tendo em conta que o trabalho desenvolvido na equipa B, e sub-23, tem superado as expectativas da Direção leonina.
Tendo assumido funções na equipa B, no início de 2024/25, o técnico fez questão de adotar uma postura de igualdade perante todos os jogadores. Assim, não deixou que as exibições anteriores, de cada atleta, pesassem na hora de serem feitas escolhas dentro do plantel. Face à sua prestação, Rúben Amorim não poupou elogios ao mister pela preparação feita com Geovany Quenda, jovem recém-promovido à equipa principal. Além disso, o trabalho de João Pereira com João Simões, outro atleta que também subiu de escalão, mereceu igualmente comentários positivos.
Com o novo treinador da equipa A do Sporting, é certo que haverá mudanças nas escolhas dentro da Turma de Alvalade, já que os modos de pensar, face aos de Amorim, serão naturalmente diferentes. Ainda assim, Hjumand prestou declarações na antevisão à receção ao Manchester City e admitiu que a Equipa confia na decisão que foi tomada, ao integrar João Pereira como sucessor. Outra mudança realizada será na equipa técnica. Seguirão, promovidos da B, os técnicos adjuntos Tiago Teixeira, António Calça e Pina ou José Caldeira. Do legado de Rúben Amorim, fica apenas Tiago Ferreira. Novidade também é o regresso de Luís Neto a Alvalade.
Ao serviço do Sporting, enquanto jogador, João Pereira realizou 154 jogos (entre 2009-2012, 2015-2017 e 2020-2021), tendo conquistado um campeonato nacional (2020/21) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2015). Já orientando a equipa B, alcançou, na atual temporada 2024/25, quatro vitórias, quatro empates e três derrotas.