Leonino
·14 juillet 2025
Varandas vence o braço de ferro e venda de Gyokeres bate recorde no Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·14 juillet 2025
Transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal está prestes a ser finalizada, com Frederico Varandas a assegurar a venda mais lucrativa da história do Sporting
|
A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal está prestes a ser finalizada, com os empresários do avançado em Londres para fecharem todos os detalhes do negócio que marcará a sua saída do Sporting. A concretizar-se, esta será a transferência mais cara da história dos leões, com uma valorização de 70 milhões de euros.
Assim, o internacional sueco de 27 anos ultrapassa o valor recorde atingido em 2019, com a venda de Bruno Fernandes ao Manchester United por 55 milhões de euros fixos, mais 10 milhões de euros em objetivos. Manuel Ugarte saiu do Sporting em 2023 por 60 milhões de euros, porém - tendo em conta que os leões detinham apenas 80% do seu passe - esta é apenas a quarta transferência mais lucrativa dos leões, com a terceira a ser a de Geovany Quenda, contratado pelo Chelsea por 50,78 milhões de euros, mais 1,36 milhões em objetivos.
A proposta do Arsenal consiste em 63,5 milhões de euros fixos, com mais 10 milhões de euros a serem pagos por objetivos, sendo este o encaixe líquido do Sporting. O agente de Viktor Gyokeres, Hasan Çetinkaya, abdicou da comissão de 10% que receberia dos verdes e brancos caso a transferência se concretizasse – que se traduziria em 6,5 milhões de euros com a proposta de 65 milhões de euros do Arsenal – permitindo assim um maior encaixe financeiro aos leões.
Na prática, a Direção de Frederico Varandas não recebe os 70 milhões de euros desejados, mas também não terá que pagar os 6,5 milhões de euros a Çetinkaya previstos na proposta de 65 milhões de euros, pelo que a valorização do negócio acaba por atingir os 70 milhões de euros.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.