Gazeta Esportiva.com
·24 décembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24 décembre 2024
O Santos anunciou Pedro Caixinha como seu novo técnico para a temporada de 2025. Nesta segunda-feira, o novo CEO do clube, Pedro Martins, fez o comunicado em sua coletiva de apresentação, na Vila Viva Sorte. No Brasil, Caixinha realizou apenas um trabalho, com o Red Bull Bragantino.
O técnico português assumiu o clube de Bragança Paulista no início de 2023 e ficou até outubro de 2024, quando foi demitido após o mau desempenho da equipe na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No total, realizou 125 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 37 derrotas, tendo um aproveitamento de 50.1%. Foram 169 gols marcados e 132 sofridos. Os números são do Sofascore.
Em sua primeira temporada, Caixinha levou o Bragantino até a semifinal do Paulistão, perdendo nos pênaltis para o Água Santa. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado precocemente, ainda na segunda rodada, contra o Ypiranga-RS. A nível internacional, disputou apenas a Copa Sul-Americana, ficando em primeiro lugar no Grupo C, mas caindo nas oitavas de final para o América-MG, também nos pênaltis. O melhor desempenho foi no Brasileirão, onde o Red Bull terminou na sexta colocação, com 62 pontos, se classificando para a Pré-Libertadores.
Em 2024, o desempenho não foi muito diferente. O Bragantino foi novamente eliminado na semifinal do Campeonato Paulista, para o próprio Santos. Na Copa do Brasil, a equipe foi mais longe, caindo nas oitavas de final, para o Athletico-PR. O Red Bull não conseguiu chegar à fase de grupos da Libertadores, perdendo para o Botafogo na fase anterior. Na Sula, parou no Corinthians, nas oitavas de final, nos pênaltis.
Novamente eliminado de maneira precoce nos torneios eliminatórios, a principal diferença foi no desempenho no Campeonato Brasileiro. O Bragantino não conseguiu demonstrar a mesma regularidade de 2023 e lutou para não cair até a última partida. Caixinha foi demitido na 31ª rodada, após a derrota para o Botafogo. No final, o Red Bull conseguiu se manter na primeira divisão com uma goleada contra o já rebaixado Criciúma.
Antes de ir para sua segunda passagem no futebol brasileiro, o técnico português já teve experiências em seu país natal, no México, no Catar, na Escócia, na Arábia Saudita e, mais recentemente, no Talleres, da Argentina.