Zerozero
·8 avril 2025
Real Madrid já fez <i>remontadas</i> assim, mas história do Arsenal abranda entusiasmo

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·8 avril 2025
Foi a grande surpresa da noite. O Arsenal goleou na receção ao Real Madrid, por 3-0 - numa grande noite de Declan Rice -, e colocou-se com um pé e meio nas meias finais da Liga dos Campeões. Os merengues já viraram, no passado, cenários destes contornos, mas a história dos gunners é contada noutra direção.
Com a ajuda do nosso Playmaker Stats, vasculhámos por entre a história dos dois clubes nas provas europeias e os números apoiam a «provável» qualificação dos londrinos, embora seja necessário ter em atenção os de Madrid.
Por um lado, em toda a sua história nas provas da UEFA, o Arsenal nunca foi eliminado depois de vencer a 1ª mão de uma eliminatória por dois ou mais golos.
Por outro, esta não é a 1ª vez que o Real Madrid perde a 1ª mão de uma eliminatória europeia por três ou mais golos. Tal aconteceu outras três ocasiões no passado e em apenas uma delas os merengues conseguiram a desejada remontada. Foi na longínqua época de 1975/76, precisamente na Liga dos Campeões, quando, na 1ª mão da 2ª ronda perdeu com os ingleses do Derby County por 4-1, mas acabou por vencer a 2ª mão por 1-5 e avançou na prova - foi eliminado apenas nas meias finais, pelo Bayern Munchen, futuro vencedor dessa edição.
Desde então, por apenas mais duas ocasiões (até agora) o Real Madrid perdeu a 1ª mão de uma eliminatória europeia por três ou mais golos, mas não teve a mesma «sorte» em ambas.