Pela 2ª rodada da Serie A, Bologna e Como fazem duelo de times que sonham com a Europa | OneFootball

Pela 2ª rodada da Serie A, Bologna e Como fazem duelo de times que sonham com a Europa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·29 août 2025

Pela 2ª rodada da Serie A, Bologna e Como fazem duelo de times que sonham com a Europa

Image de l'article :Pela 2ª rodada da Serie A, Bologna e Como fazem duelo de times que sonham com a Europa

Chegando à segunda rodada, a Serie A continua a apresentar precoces confrontos diretos por vagas europeias. Se, na jornada inaugural, Bologna e Como mediram forças com Roma e Lazio, respectivamente, agora se enfrentam num duelo de sensações que almejam um lugar ao sol. Os bolonheses já são realidade se pensarmos em torneios continentais, visto que participaram da última Champions League e jogarão a Liga Europa, mas visam se consolidar no cenário internacional. Os comascos, por sua vez, visam estrear em torneios da Uefa – e têm investido para isso.

O fim de semana ainda contará com os potenciais favoritos ao título italiano jogando em casa. O Napoli recebe o Cagliari, em reedição do jogo que lhe rendeu o quarto scudetto, enquanto a Inter encara uma Udinese que já foi sua algoz, mas vem sendo freguesa. Outros duelos interessantes da rodada serão aqueles entre Torino e Fiorentina, Lecce e Milan, Genoa e Juventus e até mesmo o de caçulas, entre a surpreendente Cremonese e o ambicioso Sassuolo. Confira, a seguir, a prévia da jornada.


Vidéos OneFootball


Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

O jogão

Sábado, 30/8, 13h30

Bologna x Como

A Serie A não começou com tranquilidade para Bologna e Como, que enfrentaram duros rivais da capital italiana na estreia – Roma e Lazio, respectivamente – e, agora, se encaram num duelo que pode estar inserido numa inesperada briga por vaga em competições europeias, ao menos se considerarmos os últimos anos. Os dois times, contudo, têm desenvolvido projetos sólidos e surgem como candidatos “fora do eixo” por um lugar em torneios da Uefa.

Ainda que pouco tenha ocorrido nas duas últimas décadas, o embate entre Bologna e Como tem sido favorável aos felsinei: foram quatro vitórias nas últimas sete partidas de Serie A diante dos lariani, com direito a quatro jogos sem sofrer gols, incluindo o mais recente. No campeonato passado, o time emiliano somou um triunfo e um empate contra o adversário e agora pode evitar a derrota por três confrontos seguidos na elite ante o rival pela primeira vez na história. Os biancoblù, por sua vez, amargam uma sequência de cinco encontros levando ao menos um gol dos rossoblù na competição, algo que só foi superado entre 1975 e 1982, quando chegou a seis.

O fator casa também pesa: no Renato Dall’Ara, os rossoblù venceram nas últimas quatro vezes em que receberam o Como, sempre sem serem vazados, mantendo uma maior série de clean sheets como mandante apenas contra a Lazio. Ainda assim, o momento recente do Bologna inspira cautela, já que o time vem de quatro derrotas consecutivas no campeonato, considerando ainda os jogos de 2024-25, e corre o risco de repetir uma marca negativa não vista desde 2011, além da possibilidade de começar a temporada com dois reveses seguidos pela primeira vez desde 2015-16. Do lado lariano, a esperança está na juventude de Paz, envolvido diretamente em quatro gols nas suas últimas quatro aparições e já em um patamar de protagonismo comparável a outros talentos precoces, como Lamine Yamal e Stassin, únicos mais jovens que o superaram neste quesito no mesmo recorte temporal. Na equipe emiliana, foco em Orsolini, que soma sete participações diretas em tentos em apenas oito partidas como mandante em 2025. Dentre os atletas presentes na atual Serie A, só McTominay balançou mais as redes neste ano – 10 contra nove.

Prováveis escalações

Bologna: Skorupski; Zortea, Heggem, Vitík, Lykogiannis; Ferguson, Freuler; Orsolini, Odgaard, Rowe; Castro.

Como: Butez; Van der Brempt, Ramón, Kempf, Álex Valle; Perrone, Da Cunha; Vojvoda, Paz, Rodríguez; Douvikas.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

Fique de olho

Sábado, 30/8, 15h45

Napoli x Cagliari

Dá para chamar de nostálgica a reedição de um duelo que aconteceu há apenas três meses? Pois bem, no estádio Diego Armando Maradona, o Napoli recebe o Cagliari numa noite que evocará belas lembranças em sua torcida, visto que o adversário será o mesmo da partida que resultou na conquista do tetracampeonato nacional pelos azzurri.

O confronto entre Napoli e Cagliari coloca frente a frente duas equipes com trajetórias recentes bem distintas na Serie A. Os partenopei perderam apenas uma das últimas 28 partidas contra os sardos no torneio, somando 19 vitórias e oito empates no recorte, e têm sido especialmente dominantes nos encontros de primeiro turno, vencendo sete dos derradeiros oito com um placar agregado de 21 a 3. O Cagliari chega pressionado por dois reveses seguidos diante do rival, ambos sem anotar gols, e corre o risco de amargar pela terceira vez uma sequência de três derrotas sem vazar os azzurri, algo que só havia ocorrido em 1966 e entre 2017 e 2018. O histórico em Nápoles tampouco é animador para os rossoblù, que já acumulam três quedas consecutivas como visitantes no duelo e podem igualar as marcas negativas registradas entre 1966 e 1969 e entre 2011 e 2014, quando perderam quatro vezes seguidas fora de casa para os campanos.

O presente reforça o favoritismo dos atuais campeões, que – graças a oito vitórias e cinco empates – estão invictos há 13 jogos na Serie A e conservam a maior sequência positiva em andamento entre os cinco principais campeonatos europeus. Do outro lado, o Cagliari não vence nas duas primeiras rodadas do torneio há nove temporadas seguidas. Ainda assim, os sardos mostraram competitividade na estreia, obtendo seis chutes no alvo (menos apenas do que Inter e Juventus) e limitando a Fiorentina a apenas quatro finalizações – ao lado do Milan, o time rossoblù foi o líder neste quesito na jornada inaugural. No plano individual, a atenção recai sobre McTominay, artilheiro do certame em 2025 com 10 tentos anotados, sendo quatro de cabeça. Neste ano, o escocês é o mais letal do campeonato neste fundamento, ao lado de Piccoli. Justamente o centroavante que foi vendido pelos isolani à Viola antes do embate do sábado passado.

No sábado, o Napoli recebe o Cagliari, em reedição do jogo do título da última Serie A (Getty)

Domingo, 31/8, 15h45

Inter x Udinese

Ares de renovação? A Inter chega ao duelo contra a Udinese embalada pela goleada por 5 a 0 sobre o Torino e com boas expectativas sobre o trabalho de Cristian Chivu: o romeno já escreveu uma página inédita ao se tornar o primeiro treinador da Beneamata a estrear na Serie A com um triunfo tão elástico e pode dar continuidade ao feito entrando em um seleto grupo de técnicos da equipe que venceram as duas primeiras partidas de Serie A sem sofrer gols – só Giuseppe Meazza, Alfredo Foni, Aldo Campatelli e Walter Mazzarri conseguiram o feito. Esse fator se conecta à busca dos nerazzurri por dois clean sheets caseiros consecutivos na competição, o que não acontece desde o início da temporada passada, com Simone Inzaghi.

A Inter tem a seu favor uma sequência de cinco vitórias no confronto direto com a Udinese, período em que marcou 14 gols – média de 2,8 por partida – e que agora pode render um feito inédito: nunca os nerazzurri venceram seis vezes seguidas os friulanos pela Serie A. O retrospecto em San Siro reforça ainda mais o favoritismo, já que a equipe bianconera perdeu para a Beneamata em suas últimas sete visitas pelo campeonato, acumulando uma freguesia que só foi maior contra Fiorentina (13 jogos) e Napoli (10), além de atravessar um momento delicado, com apenas um triunfo e incríveis oito derrotas nos 12 derradeiros compromissos pelo certame.

Em campo, as esperanças ofensivas da Inter recaem sobre Lautaro, que tem sido um verdadeiro amuleto da equipe: nas últimas três temporadas, a Inter jamais perdeu nos 29 jogos de Serie A em que ele marcou. Foram 26 vitórias e três empates, sendo que somente Salah, pelo Liverpool, estabeleceu uma sequência de invencibilidade maior nos grandes campeonatos europeus – 39 partidas sem perder quando o egípcio balança as redes. Thuram, por sua vez, vive seu mês predileto, já que agosto é, ao lado de dezembro, o período em que mais marcou na liga italiana, com seis bolas no barbante.

Demais jogos

Sexta, 29/8, 13h30 Cremonese x Sassuolo

Sexta, 29/8, 15h45 Lecce x Milan

Sábado, 30/8, 13h30 Parma x Atalanta

Sábado, 30/8, 15h45 Pisa x Roma

Domingo, 31/8, 13h30 Genoa x Juventus Torino x Fiorentina

Domingo, 31/8, 15h45 Lazio x Verona

À propos de Publisher