Liga Conferência: brasileiro decidem e Shakhtar avança; Crystal Palace e Fiorentina se classificam | OneFootball

Liga Conferência: brasileiro decidem e Shakhtar avança; Crystal Palace e Fiorentina se classificam | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·29 août 2025

Liga Conferência: brasileiro decidem e Shakhtar avança; Crystal Palace e Fiorentina se classificam

Image de l'article :Liga Conferência: brasileiro decidem e Shakhtar avança; Crystal Palace e Fiorentina se classificam

— Continua depois da publicidade —

Os classificados para a fase de liga da Liga Conferência foram conhecidos nesta quinta-feira (28). Ao todo, 23 equipes garantiram suas vagas em confrontos emocionantes, empates, goleadas e disputas de pênaltis.


Vidéos OneFootball


Na Suíça, o favorito Shakhtar Donetsk, que conta com uma legião de brasileiros e caiu da Liga Europa, não teve vida fácil para eliminar o tradicional Servette por 2 a 1. Os suiões abriram o placar com Njoh, o que dava a classificação para a equipe de Genebra, mas Kevin, ex-Palmeiras, marcou de pênaltis e levou a partida para a prorrogação.

No período adicional, a equipe que é comandada pelo ex-meia turco Arda Turan, ex-Barcelona, carimbou sua vaga com outro gol brasileiro; dessa vez, o atacante Kauã Elias, ex-Fluminense, marcou o gol da classificação.

Entre os favoritos, o Crystal Palace garantiu sua vaga após empatar sem gols com Fredrikstad, da Noruega, e, com isso, fará sua estreia em torneios continentais europeus. Os Eagles haviam vencido na ida por 1 a 0.

Quem também se classificou foi o Mainz 05, equipe que revelou Jürgen Klopp e Thomas Tuchel, que goleou o Rosenborg, da Noruega, por 4 a 1. Outra equipe que goleou foi o Rayo Vallecano, que garantiu sua vaga após golear o Neman, de Belarus, por 4 a 0.

Fiorentina toma susto e vira

A Fiorentina, vice-campeã duas vezes da competição, sofreu um susto após abrir 3 a 0 sobre o Polissya, da Ucrânia, na ida, mas viu seu adversário abrir 2 a 0 com 20 minutos. No entanto, a equipe de Stefano Pioli reagiu.

A reação da Viola veio na segunda etapa; ela começou com o experiente atacante Dzeko e Ranieri deixou tudo igual. No final, o lateral Dodô deu números finais ao confronto e assegurou a classificação.

Image de l'article :Liga Conferência: brasileiro decidem e Shakhtar avança; Crystal Palace e Fiorentina se classificam

Dodô comemorando o gol da classificação da Fiorentina (Foto: Gabriele Maltinti/Getty Images)

Quem também se classificou de forma emocionante foi o Strasbourg, outro time da Blueco, empresa que comanda o Chelsea. Os Alsianos venceram o Brondby, da Dinamarca, por 3 a 2, fora de casa, e confirmaram sua volta às competições europeias. Por outro lado, o tradicional Besiktas, da Turquia, que decepcionou ao perder por 1 a 0 para o Lausanne, da Suíça. O resultado fez o técnico Ole Gunnar Solskjaer ser demitido.

Times irlandeses fazem história

Uma das surpresas do time foi a classificação de duas equipes irlandesas para a fase de liga: Shamrock Rovers e Shelbourne, atual campeão irlandês. Apesar de ser uma nação que costuma ter uma seleção que bate de frente com seleções maiores, a Irlanda nunca conseguia ver seus times avançando em competições continentais.

Com isso, essa se torna a competição europeia com mais times irlandeses na história. O Rovers foi uma das zebras do playoffs, após segurar um empate sem gols com o Santa Clara, equipe comandada por Vasco Matos, que quase assumiu o Botafogo, depois de ter vencido na ida por 2 a 1, fora de casa.

Por outro lado, o Shelbourne, atual campeão irlandês, garantiu sua classificação com estilo após vencer a Supercopa da Irlanda, confronto entre o campeão irlandês e o norte irlandês, ao voltar a vencer o Linfield, dessa vez por 2 a 0, em Belfast. O Shels havia vencido a ida por 3 a 0, em Dublin.

Image de l'article :Liga Conferência: brasileiro decidem e Shakhtar avança; Crystal Palace e Fiorentina se classificam

Jogadores do Shelbourne comemorando a classificação com a torcida (Foto: Charles McQuillan/Getty Images)

À propos de Publisher