Esporte News Mundo
·17 août 2025
Confira o retrospecto entre Internacional e Flamengo no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·17 août 2025
— Continua depois da publicidade —
Neste domingo (17), às 18h30, Internacional e Flamengo escrevem mais um capítulo da série de confrontos durante este mês. Após a vitória rubro-negra pelas oitavas de final da Copa Libertadores, agora as equipes entram em campo pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Na próxima quarta-feira (20), ocorre o duelo decisivo no mata-mata da Libertadores, também na capital gaúcha.
No Brasileirão, Inter e Fla vivem situações distintas. Enquanto o Colorado busca uma recuperação após um início de campeonato abaixo das expectativas, o time de Filipe Luís briga pela permanência no topo da tabela. Para a partida deste domingo, Roger Machado deve preservar parte do elenco titular. Peças importantes não devem ir a jogo, como Alan Patrick, Wesley e Bernabei. Ainda assim, os experientes Enner Valencia e Rafael Borré podem pintar no time, após perderem espaço entre os titulares nos últimos jogos.
Definido como prioridade da diretoria, o Campeonato Brasileiro tem sido valorizado pelo Flamengo durante esta temporada. Mesmo nas vésperas do confronto contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, o técnico Filipe Luís não poupou peças-chave de seu elenco. Neste domingo, é possível que um dos zagueiros titulares, Léo Pereira ou Léo Ortiz, fique no banco de reservas devido a alta minutagem nos últimos jogos. Assim, a tendência é que Cleiton volte a ter a oportunidade de iniciar entre os titulares. Danilo, que se recuperava de lesão na posterior da coxa direita, também estará a disposição.
Filipe Luís também voltará a contar com Nico de la Cruz, que está recuperado de uma inflamação no joelho esquerdo. O meia uruguaio volta a lista de relacionados após um mês sem entrar em campo. No entanto, nem só de notícias boas vive o rubro-negro. Emerson Royal, lateral-direito recém contratado, teve uma entorse no tornozelo esquerdo na partida de quarta-feira e desfalca o time.
A história entre Flamengo e Internacional no Campeonato Brasileiro carrega uma longa rivalidade e brigas diretas pelo título. Em 1987, os clubes decidiram a final do Módulo Verde da Copa União, considerado como primeira divisão daquele ano. Naquela ocasião, o Fla se tornou campeão da Copa União após vencer por 2 a 1 no placar agregado.
Em 2009, os clubes voltaram a disputar o título do campeonato. Na última rodada, o Inter precisava vencer o Santo André no Beira-Rio, mas precisava torcer pelo rival Grêmio, que enfrentava o Flamengo no Maracanã. No intervalo das partidas, disputadas simultaneamente, o Inter ocupava o topo da tabela, mas no fim, após virada do Fla, o Brasileirão foi para os cariocas.
O Campeonato Brasileiro de 2020, disputado durante a pandemia da COVID-19 e finalizado em 2021, marcou mais um embate entre Rubro-Negro e Colorado na disputa pelo título brasileiro. O São Paulo liderou a competição por mais de 10 rodadas, mas perdeu o fôlego e viu o Internacional assumir a ponta da tabela a partir da 31ª rodada. No entanto, o Flamengo seguiu firme na disputa.
Na 37ª rodada, as equipes se enfrentaram no Maracanã e o Fla levou a melhor. Com isso, o time se tornou lider e mesmo com uma derrota para o São Paulo na última rodada, sagrou-se campeão. Apesar do histórico positivo nas disputas pela taça, o Flamengo leva desvantagem no retrospecto entre as equipes. Ao todo, foram 73 partidas pelo Brasileirão, com 28 vitórias do Inter, contra 24 vitórias do Rubro-Negro e 21 empates.
Direct