ecbahia.com
·23 juillet 2025
Bahia perde para o América de Cali e é eliminado da Sul-americana sem marcar gol

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·23 juillet 2025
O Bahia está eliminado da Copa Sul-americana após perder para o América de Cali, na Colômbia, por 2 a 0, na noite desta terça-feira (22), após um empate sem gols na ida.
Com o placar, o Tricolor de Aço dá adeus definitivamente às competições internacionais de 2025, enquanto o América de Cali segue invicto, avança na Sul-americana e enfrentará o Fluminense nas oitavas de final.
O Bahia agora volta suas atenções novamente para o Brasileirão, com um duelo diante do Juventude marcado para domingo (27), na Fonte Nova, às 18h30.
A etapa inicial do jogo foi diferente do que se esperava e do que o Bahia costuma fazer em seus jogos. O Tricolor teve menos posse de bola em relação ao adversário e não levou perigo real em nenhuma ocasião ao gol defendido por Soto.
Em um jogo truncado na maior parte da etapa inicial, o América de Cali aproveitou uma confusão na zaga tricolor para abrir o placar aos 28 minutos do primeiro tempo.
Mingo tentou recuo em cima da hora para Marcos Felipe, que teve tempo apenas de rebater a bola para longe da área, mas deixou a meta escancarada; Jhon Murillo aproveitou e, mesmo distante, acertou um chute na direção do gol para balançar as redes.
Atrás no placar, o Esquadrão não encontrou espaços para jogar e fechou a primeira etapa com apenas duas finalizações e um gol de desvantagem no confronto.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Na volta para a etapa final, o treinador Rogério Ceni desistiu da formação sem um centroavante de origem e pôs Willian José em campo. Iago Borduchi foi mais um que entrou no começo do segundo tempo.
Com bola rolando, o Esquadrão voltou a ter o controle da posse de bola, chegando mais uma vez perto dos 80%. Entretanto o América de Cali continuava perigoso em contra-ataques e chegava mais perto do segundo gol.
Aos 13 e aos 17 minutos, o time colombiano encontrou espaços para finalizar de dentro da grande área tricolor. Em um dos lances, Marcos Felipe evitou o gol que seria sofrido pelo Bahia.
A primeira grande chance tricolor no jogo inteiro aconteceu aos 27 minutos do segundo tempo, quando Kayky recebeu belo passe de Jean Lucas, dominou, mas chutou por cima do gol. Que chance perdida!
Mesmo com mais do que o dobro de passes trocados no segundo tempo, em relação ao adversário, o Bahia tinha apenas duas finalizações a mais e, no quesito perigo real de gol, o time colombiano ainda levava vantagem.
Na reta final, o América se fechou defensivamente, apostando todas as suas fichas na própria defesa, uma vez que o placar que constava no placar já lhe seria suficiente. Enquanto o Bahia tentava desesperadamente ir ao ataque para pressionar, mas encontrava barreiras desde o meio-campo, esbarrando na retranca colombiana.
Os últimos minutos, Ceni arriscou suas últimas fichas: Lucho Rodríguez entrou no lugar de Michel Araújo, visando ter dois jogadores dentro da área adversária e dois pelas pontas. As mudanças, no entanto, não surtiram o efeito desejado e o Bahia seguiu sofrendo para criar jogadas.
Houve tempo ainda para o segundo gol. Mesmo com apenas 26% de posse de bola, foi o clube colombiano quem balançou as redes. Nos acréscimos, Yojan Garcés definiu o placar de 2 a 0.