Análise: troca de Dorival é determinante para vitória do Corinthians em Curitiba | OneFootball

Análise: troca de Dorival é determinante para vitória do Corinthians em Curitiba | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·28 août 2025

Análise: troca de Dorival é determinante para vitória do Corinthians em Curitiba

Image de l'article :Análise: troca de Dorival é determinante para vitória do Corinthians em Curitiba

Por André da Silva Costa

O Corinthians saiu em vantagem no confronto com o Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Timão venceu o Furacão por 1 a 0 nesta quarta-feira, na Ligga Arena, com gol de Gui Negão. O triunfo foi alcançado graças à uma troca determinante do técnico Dorival Júnior.


Vidéos OneFootball


A equipe alvinegra começou melhor em Curitiba, mas rapidamente ficou presa na marcação do Athletico. O Furacão acabou tendo as chances mais perigosas do primeiro tempo.

O principal problema do Corinthians estava na saída de jogo. Diante da ausência de Raniele, suspenso, Dorival optou por escalar Charles. No entanto, o jogador demonstrou dificuldades para distribuir o jogo e abusou de passes errados que geraram até contra-ataques aos donos da casa.

A situação mudou no intervalo, quando Dorival sacou Charles e colocou Cacá, alterando o esquema para um sistema de três zagueiros. Com isso, o técnico liberou os alas Matheus Bidu e Matheuzinho para atacar e aproximou os meias Maycon, Breno Bidon e Rodrigo Garro.

O Corinthians passou a construir melhor suas jogadas e logo viu a alteração dar resultado. Com 12 minutos, Maycon fez um bonito lançamento para Vitinho, que inverteu para Matheuzinho. Ele recebeu dentro da área e cruzou para o jovem Gui Negão, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Além de melhorar o ataque, o sistema com três zagueiros ajudou o Timão a se defender com maestria, apesar de uma ligeira queda física. Dorival falou sobre a mudança em coletiva de imprensa após o jogo.

“Muitos falam que com três zagueiros o time fica defensivo. Pelo contrário. Nós ganhamos ofensividade, adiantamos nossa marcação e encontramos nosso gol. Foi fundamental, importante. Tivemos uma queda depois, principalmente no aspecto físico, muito por conta da última partida que fizemos. Já imaginávamos que iríamos ter problemas. O Athletico veio para cima e tivemos a competência de neutralizar a maioria das situações, com exceção de um cabeceio defendido pelo Hugo, que nos deu a possibilidade de um resultado importante”, analisou.

O sistema, aliás, pode virar uma solução para Dorival diante do possível desfalque de Matheuzinho. O jogador deixou o gramado com dores na posterior da coxa direita e será avaliado. Neste momento, o reserva imediato da posição, em uma linha de quatro, seria o improvisado Félix Torres.

Com a vitória de 1 a 0, o Corinthians só precisa de um empate na volta para avançar à próxima fase. Uma derrota por um gol de diferença leva o embate para os pênaltis, enquanto um revés por dois ou mais gols elimina os paulistas. O vencedor do confronto enfrenta Cruzeiro ou Atlético-MG nas semifinais.

O segundo encontro com o Athletico-PR está marcado para o dia 10 de setembro, também às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

Antes disso, o Corinthians tem nada mais nada menos do que um Derby pela frente. A equipe de Dorival Júnior recebe o Palmeiras neste domingo, em Itaquera, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terá início às 18h30.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster
À propos de Publisher