
Central do Timão
·28 août 2025
Técnico do Corinthians justifica alteração tática e exalta força defensiva da equipe na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·28 août 2025
Após a vitória do Corinthians sobre o Athletico Paranaense por 1 a 0, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior comentou, em coletiva, sobre a decisão de iniciar o segundo tempo com três zagueiros, promovendo a entrada de Cacá no lugar de Charles. Segundo o treinador, a alteração foi motivada pelo cenário da reta final da primeira etapa.
“Primeiro, foram os 15 minutos finais do primeiro tempo que, na verdade, nos obrigaram a uma tomada de decisão e a uma mudança de posição. Do nosso time, acredito que tenha sido necessário, até porque, quando todos dizem que colocar três zagueiros deixa o time defensivo, na verdade, aconteceu o contrário: ganhamos ofensividade. Adiantamos um pouco nossa marcação e, com isso, encontramos o nosso gol. Eu acho que foi fundamental, foi importante”, explicou Dorival.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
O comandante também analisou os minutos finais do jogo, quando o Athletico passou a dominar a posse de bola e criar mais oportunidades. Para Dorival, a queda de rendimento foi consequência do desgaste físico acumulado nos últimos compromissos.
“Naturalmente, depois disso, tivemos uma queda, principalmente no rendimento físico, em razão também da última partida que fizemos contra o Vasco, há dois dias e meio. Foi um jogo muito pesado em São Januário, muito difícil e bem complicado. Com a partida de hoje, já imaginávamos que teríamos problemas em determinado momento do jogo. A equipe do Athletico se soltou, veio para cima e nós tivemos a oportunidade de neutralizar a maioria das situações, à exceção de uma bela cabeçada que foi bem defendida pelo Hugo (Souza), o que nos deu a possibilidade de um resultado muito importante”, disse.
Dorival ainda destacou a solidez defensiva do Corinthians na Copa do Brasil, competição na qual o time segue sem sofrer gols. Apesar disso, o treinador admitiu que a equipe tem enfrentado dificuldades na hora de concluir as jogadas.
“Eu acho que em muitos jogos do Campeonato Brasileiro também isso tem acontecido (consistência defensiva). O que tem nos faltado, até porque temos tido, na maioria das partidas, o controle dos jogos. Temos tido um ótimo percentual de posse de bola e não é a ‘posse pela posse’ apenas. É uma posse com condições de criação. O que nos falta e vinha nos faltando em muitos momentos eram as definições, o ponto principal, o gol, e isso não vinha acontecendo. Com isso, de repente, um empate ou uma derrota nos colocava em uma situação sempre muito negativa, porque o resultado não aparece, apaga-se tudo aquilo que vinha sendo desenvolvido e trabalhado”, apontou o técnico.
Por fim, o técnico ressaltou que a alta posse de bola do Timão não é fruto do acaso, mas resultado de um sistema de jogo estruturado e bem executado. Ele reconheceu as dificuldades geradas pela perda de jogadores importantes, mas disse confiar na capacidade do elenco para se adaptar.
“Eu acho que uma equipe não é a segunda equipe do campeonato em posse de bola por um acaso; é porque tem organização, tem um sistema de jogo bem definido. Nós temos jogadores que executam funções importantes. Agora, ao longo de todo esse processo, perdemos jogadores que eram fundamentais em determinados momentos, e tivemos algumas dificuldades em razão das características que eles apresentavam, para que pudéssemos ter outros valores com outras formas de jogar que acabaram não completando aquilo que nós precisávamos. Nós continuamos procurando e na espera, na expectativa, de que, mesmo dentro do elenco, a gente possa encontrar jogadores que, de repente, possam descobrir que essas funções também são situações possíveis de se realizarem dentro de campo”, completou.
Com o resultado, o Corinthians leva a vantagem do empate para o jogo de volta. Caso o Timão seja derrotado por um gol de diferença em casa, a decisão da vaga será definida nos pênaltis. O próximo compromisso da equipe acontece neste domingo, às 21h30, na Neo Química Arena, contra o Palmeiras, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Veja mais: