Análise: solução ofensiva dá frutos, e Palmeiras colhe resultado para se aproximar de vaga às quartas da Libertadores | OneFootball

Análise: solução ofensiva dá frutos, e Palmeiras colhe resultado para se aproximar de vaga às quartas da Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·15 août 2025

Análise: solução ofensiva dá frutos, e Palmeiras colhe resultado para se aproximar de vaga às quartas da Libertadores

Image de l'article :Análise: solução ofensiva dá frutos, e Palmeiras colhe resultado para se aproximar de vaga às quartas da Libertadores

Por Victória Romanelli

Depois de dois jogos repetindo a escalação, o técnico Abel Ferreira decidiu promover novas mudanças na equipe e mandou a campo um Palmeiras diferente para o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores com uma nova solução ofensiva que foi encontrada, com dois centroavantes: Flaco López e Vitor Roque. E deu resultado. No Monumental de Lima, o Verdão fez 4 a 0 no Universitario-PER e encaminhou a vaga às quartas do Continental.


Vidéos OneFootball


Essa foi a primeira vez que o camisa 9 e o camisa 42 começaram juntos como titulares. Além disso, Abel promoveu a entrada de Emiliano Martínez na vaga de Aníbal Moreno. Mas, a ideia da formação da dupla de ataque não é de agora. No jogo contra o Ceará, foi com os dois em campo, após as substituições que o Verdão deu melhor resposta e conseguiu a virada por 2 a 1 no Allianz Parque.

Dono da melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento, o Palmeiras pegou um Universitario que avançou em um grupo que, além de River Plate tinha Independiente del Valle e Barcelona de Guayaquil. Em uma campanha com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, a equipe peruana não tinha sofrido mais de um gol em nenhuma delas.

E o Palmeiras, que vinha sendo cobrado pela falta de eficácia, não deixou a desejar e castigou o rival que vinha de 12 jogos de invencibilidade na temporada. A melhora ofensiva passou muito pelo bom entrosamento entre Flaco López e Vitor Roque, que além de acharem boas combinações, também souberam acertar o alvo e, finalmente, não fazer o Verdão refém da falta de eficácia, como muitas vezes ocorreu.

Na primeira trama perigosa entre os dois, pênalti em cima de Vitor Roque, convertido por Gómez, aos seis. Flaco López tabelou com o camisa 9 e aos 11 deixou o primeiro dele. Antes de também balançar a rede, aos 30, após bom lançamento de Piquerez pela esquerda, Vitor Roque perdera duas grandes chances. De cabeça, de frente para o gol, Flaco fechou a goleada na segunda etapa.

O Verdão soube controlar bem a partida a partir da segunda etapa e ficou com um a mais desde antes dos dez minutos com a expulsão de Riveros, que deu um carrinho em Flaco López. Aproveitando-se do resultado, Abel também rodou a equipe para dar novo gás ao time, que também divide o foco com o Brasileiro e precisa de energia para o jogo de volta.

Mesmo contra um adversário que mostrou-se fragilizado defensivamente, com muitos erros de passe e dando espaços para o Palmeiras, a equipe alviverde soube executar bem suas tarefas e mostrou que Abel pode ter reencontrado um time ideal. Mas, o treinador não deixou de ressaltar que é preciso dar consistência à formação e estilo de jogo, o que leva tempo.

“Ainda há muito trabalho a se fazer, um processo de consistência, e a consistência leva tempo”, resumiu.

A busca pelo tetra da Libertadores

Abel Ferreira, no Palmeiras desde 2020, comandou a equipe em duas conquistas da Libertadores: em 2020 e 2021. Agora, tenta levar a equipe à conquista do tri sob sua direção e ao tetra da história. O palco da sonhada final será o mesmo onde o Verdão goleou o Universitario.

“Queremos ir em busca da Glória Eterna mais uma vez, mas sabemos que há equipes competentes e nunca sabemos o que vai acontecer. No futebol tem probabilidades, não tem essa certeza. É um desejo. Quem veste a camisa do Palmeiras sabe que o Palmeiras sempre entra para ganhar”, declarou Abel.

À propos de Publisher