Esporte News Mundo
·8 de abril de 2025
Vasco firma acordo com Flamengo e Fluminense para uso do Maracanã até 2026

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·8 de abril de 2025
— Continua depois da publicidade —
Vasco, Flamengo e Fluminense formalizaram nesta segunda-feira (7) um acordo que garante ao Cruzmaltino o uso do Maracanã como mandante até 2026. A parceria foi selada em meio às negociações para a reforma de São Januário, prevista para os próximos anos.
Com a nova configuração, o Vasco passa a integrar o consórcio que administra o estádio — atualmente formado por Flamengo (com 65% da concessão) e Fluminense — e terá acesso aos mesmos direitos comerciais já garantidos aos outros dois clubes. A diretoria vascaína considerou o acordo positivo, tanto esportiva quanto financeiramente.
Um dos primeiros reflexos do novo cenário será sentido já no clássico entre Flamengo e Vasco, marcado para o próximo dia 19, pelo Campeonato Brasileiro. A partida ocorrerá no Maracanã, dentro do acordo firmado, mesmo após o Cruzmaltino ter manifestado interesse em jogar em São Januário.
O entendimento entre os clubes é que a parceria também servirá para encerrar os embates judiciais que marcaram os clássicos nos últimos anos e abrirá espaço para novas receitas. Flamengo e Vasco, que estiveram em lados opostos em diversas disputas pelo uso do estádio, agora visam um modelo mais colaborativo.
Entre 2025 e 2026, o Vasco terá direito a realizar de quatro a oito partidas por ano no Maracanã como mandante, além dos clássicos. O número exato vai depender da tabela da CBF e do desempenho do time em competições internacionais, como a Copa Sul-Americana. O clube estima realizar até 19 jogos no estádio ao longo do contrato.
A utilização do Maracanã valerá para clássicos do Campeonato Brasileiro. Já nos jogos do Campeonato Carioca, a negociação será feita caso a caso, já que algumas partidas podem ocorrer fora do estado do Rio de Janeiro.
O acordo também prevê que o estádio possa ganhar “a cara do Vasco” nos dias de mando cruzmaltino. O clube poderá envelopar, iluminar e personalizar o Maracanã com suas cores, além de cuidar diretamente da venda de ingressos.
Uma das principais vitórias vascaínas foi a equiparação da taxa paga ao Governo do Estado por jogo — antes, o Vasco desembolsava o dobro em relação aos outros clubes. Agora, o valor será o mesmo para os três. A divisão das receitas com os bares, no entanto, ainda será discutida entre as partes, uma vez que o consórcio já possui adiantamentos previstos.
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo