oGol.com.br
·9 de abril de 2025
Trio infalível do Barcelona mostra a eficiência e aniquila o Dortmund em 90 minutos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·9 de abril de 2025
O Barcelona personificou em uma mais uma atuação mágica a força do seu trio ofensivo nesta temporada. Com participação efetiva de Raphinha, lei do ex de Lewandowski e a genialidade de Yamal, o Barça aniquilou o Dortmund, no Estádio Olímpico, e encaminhou a classificação com uma goleada por 4 a 0.
O atropelo deixou os Blaugranas com um pé e meio na semifinal da Liga dos Campeões. Na próxima semana, o Barça pode até perder por três gols de diferença, na Alemanha, que voltará à uma semi da Champions.
O Barcelona mostrou o seu protagonismo desde o primeiro minuto e iniciou a partida com uma pressão sufocante sobre o Borussia Dortmund. Os Culés foram em busca da manutenção da sua média de três gols por jogo e correram atrás da vantagem logo cedo.
Com Lamine Yamal, pela direita, e Raphinha, pela canhota, o Barcelona impôs o seu habitual ritmo enérgico e foi parado somente pelo goleiro Gregor Kobel.
Aos cinco minutos, Robert Lewandowski teve a primeira chance de executar a lei do ex e parou em um milagre no suíço. Yamal tentou de forma individual pela ponta, entortou o zagueiro com um elástico e mandou rente à trave.
O domínio absoluto nos minutos iniciais amadureceu a abertura do placar de forma natural. Sem conseguir encaixar contragolpes, nem ultrapassar a linha do meio-campo, o Dortmund assistiu o Barça, sem achar alternativas, empilhar oportunidades.
Apesar do imponente repertório com a troca de passes veloz, o Barça aproveitou a bola parada para castigar a defesa aurinegra. Aos 25, Iñigo Martínez desviou no segundo poste, Cubarsí desviou na pequena área e Raphinha se esticou para "roubar" o gol do companheiro, se isolando ainda mais na artilharia da Champions com 12 gols.
Depois de desbloquear a defesa adversária, o Barcelona diminuiu a velocidade da partida e permitiu ao Dortmund respirar. O time alemão continuou controlado pelos culés, mas visitou o campo de ataque e quase surpreendeu.
Embora sem a mesma potência ofensiva, o Dortmund contava com o vice-artilheiro da Champions e municiou o seu centroavante, que não conseguiu aproveitar. Em duas chances de cara para o gol, Serhou Guirassy furou e deixou escapar a oportunidade do empate.
O Dortmund voltou com maior coragem para etapa final e usou os lances de perigo para ensaiar uma mudança de postura. O time alemão aproveitou um cochilo da defesa do Barça e criou a primeira chance, mas acabou engolido pela lei do ex.
Depois de passar em branco na primeira vez que encontrou o Dortmund na Liga dos Campeões, Lewandowski não perdoou a segunda oportunidade e aumentou o número de gols marcados sobre a sua principal vítima na carreira.
Logo aos três minutos, o poderio ofensivo voltou a trabalhar em sincronia. Raphinha apareceu no segundo poste, desviou de cabeça e o centroavante polonês completou na pequena área.
O segundo gol jogou um balde de água nas pretensões do Dortmund e reiniciou a pressão do Barça. Fermín López finalizou três vezes e parou no poste. Apesar da insistência, a joia do Barça não conseguiu ampliar a vantagem, mas contribuiu como garçom para a goleada. Aos 20, Fermín disparou pela direita, rolou para trás e Lewandowski encheu o pé para executar a lei do ex pela 29ª vez contra o Dortmund.
Com a goleada batendo na porta, o Borussia entrou em dilema entre tentar diminuir o prejuízo e sofrer ainda mais nos pés de um ataque imparável. O time alemão tentou usar como antídoto a posse de bola no ataque, mas o Barça mostrou a força do seu contragolpe.
Na reta final, Raphinha puxou a arrancada pela direita e serviu para Yamal tocar cruzado no fundo do gol: 50ª participação em gol do brasileiro e goleada completa com a contribuição de todo o trio ofensivo.