
Manchester City F.C.
·10 de febrero de 2023
Os números de Ilkay Gundogan com a camisa do City

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·10 de febrero de 2023
O meia alemão chegou ao City em junho de 2016, e desde então tem escrito uma linda história com a camisa dos Blues. Levantamos alguns de seus números em sua já marcante passagem pela Inglaterra.
Vindo do Borussia Dortmund, da Alemanha, onde atuou entre 2011 e 2016, Gundogan foi a primeira contratação da era Guardiola no City. Sua estreia no clube foi em 14 de setembro de 2016, em um jogo da fase de grupos da UEFA Champions League, contra o Borussia Mönchengladbach. Foi o primeiro de 282 jogos com os Blues, dos quais começou como titular em 212. Gundogan tem 206 vitórias, 32 empates e 44 derrotas com a camisa do City, marcando 51 gols nesse período.
Grande parte desses gols vieram em jogos da Premier League: 38 bolas na rede em 175 jogos, incluindo os dois tentos mais do que decisivos contra o Aston Villa, na última rodada da Premier League 2021-2022. Gundogan também tem outros quatro gols em partidas válidas pela Copa da Inglaterra e mais nove em confrontos da Champions League. O alemão já aparece entre os maiores 50 artilheiros da história do City, na posição 46, e tem Tottenham e West Bromwich Albion como suas maiores vítimas, marcando cinco vezes contra cada um desses times. O próximo na lista é o próprio Aston Villa, adversário de domingo, contra quem o camisa 8 já balançou o barbante quatro vezes.
Com relação aos rivais, Chelsea e Tottenham são os oponentes que Gundogan mais enfrentou com a camisa dos Blues, com 16 e 14 jogos, respectivamente. O meio-campista também entrou em campo 13 vezes contra Leicester, Manchester United e Arsenal. Desfilando seu talento por toda a Inglaterra, o alemão já pisou 136 vezes no gramado do Etihad, 12 vezes em Wembley e em nove ocasiões no King Power Stadium, casa do Leicester City. No total, Gundogan já defendeu o City em 60 diferentes estádios.
Em sua estadia até aqui no Etihad Stadium, Ilkay Gundogan só foi dirigido pelo técnico Pep Guardiola. No meio de campo, seu parceiro mais recorrente é o português Bernardo Silva, com quem já atuou junto em 205 oportunidades. Kevin De Bruyne, por exemplo, aparece bem atrás, com 180 partidas ao lado do camisa 8. Na atual temporada, Gundogan entrou em campo 29 vezes, anotando dois gols e contribuindo com duas assistências.
Gundogan é um daqueles jogadores sem tanta mídia, discreto fora do campo, mas fundamental dentro das quatro linhas. Com a camisa do City, já ergueu quatro títulos de Premier League, uma Copa da Inglaterra, quatro Copas da Liga e uma Charity Shield. Com toda a certeza, já eternizou seu nome na história do Manchester City.