oGol.com.br
·11 de julio de 2025
Neymar abre a contagem e Santos vence a Desportiva Ferroviária em amistoso

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 de julio de 2025
Com gol e assistência de Neymar, o Santos venceu a Desportiva Ferroviária em um amistoso preparatório antes do retorno do Brasileirão. O Peixe visitou a equipe grená no Espírito Santo e contou com gol e assistência do camisa 10 para abrir boa vantagem na primeira etapa. Depois de trocar todo o time, a equipe alvinegra sofreu um tento e marcou outro, para dar números finais ao jogo. 3 a 1 em confronto que terminou precocemente pela falta de segurança.
15º colocado do Brasileirão, o Santos volta a jogar na quarta-feira (16), quando recebe o Flamengo. Sem divisão nacional, a Desportiva joga no próximo domingo, contra o Rio Branco de Venda Nova, pela Copa Espírito Santo.
O primeiro tempo foi de um Santos completamente dominante e dono das ações ofensivas de toda a partida. A boa notícia ficou com a atuação de Neymar, que pareceu mais leve e solto dentro de campo e conseguiu criar boas jogadas ofensivas. No lado oposto, o goleiro Gabriel Brazão praticamente não exigido e seguiu somente como espectador do jogo.
Apesar de ser um amistoso, o jogo teve jogadas mais ríspidas e o jovem Souza foi derrubado ao invadir a área. Pênalti para o Santos. Aos 19, Neymar esbanjou categoria na cobrança da penalidade e abriu o placar. O segundo gol do Santos não demorou a sair. Aos 31, em rápido ataque de pé em pé, que terminou com ajeitada de Neymar para Guilherme chapar de primeira no cantinho.
"Importância de fazer um amistoso como esse é para o ritmo, muito tempo sem jogar. Esse tipo de jogo ajuda nosso recomeço no Brasileiro", disse Neymar na saída do jogo.
Na volta para o segundo tempo, Cléber Xavier aproveitou para mudar todo seu time e dar minutagem para outros jogadores, promovendo, por exemplo, a estreia de Igor Vinícius. O Peixe caiu de ritmo e isso abriu espaço para a Desportiva marcar: aos 19, João Paulo cobrou escanteio curto, tabelou com Rosiel e jogou na área, onde Mariano ganhou da defesa e testou no canto.
Mesmo sem fazer uma boa atuação nos 45 minutos finais, o clube da Baixada Santista voltou a estufar as redes. Com 29 minutos, Igor Vinícius inverteu o jogo para Robinho Jr. e o camisa 7 rolou para o meio. Rollheiser deu ótimo corta-luz, Pituca ficou com ela, matou de direita e bateu de canhota no cantinho, para sacramentar o triunfo.
Mas o jogo não acabou da forma que deveria. Nos últimos minutos, a arbitragem finalizou o confronto previamente por muitas invasões no gramado. A falta de segurança foi o fator determinante para o fim precoce.