
Central do Timão
·2 de marzo de 2025
Gaviões da Fiel se apresenta no Carnaval com primeiro enredo africano de sua história

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·2 de marzo de 2025
O desfile das escolas de samba de São Paulo teve início na noite dessa sexta-feira, 28 de fevereiro. Mas a Fiel Torcida precisou aguardar o segundo dia de desfiles, neste sábado, 1º, para torcer pela Gaviões da Fiel entrar na avenida. A escola será a quarta a se apresentar no Sambódromo do Anhembi, iniciando seu desfile já na madrugada de domingo, 2, por volta das 1h45 (horário de Brasília).
Em busca do quinto título na elite do carnaval, a Gaviões precisou se desdobrar nos últimos dias para reparar danos sofridos pelos carros alegóricos por conta das fortes chuvas na última quarta-feira, 26, mas a escola garante que tudo foi consertado a tempo para a realização do desfile. Neste ano, serão apresentados na avenida quatro alegorias, 18 alas e cerca de 3 mil componentes, junto ao enredo intitulado “Irin Ajó Emi Ojisé – A Viagem do Espírito Mensageiro” – o primeiro enredo africano de sua história.
Foto: Reprodução/Instagram
A história contada será a da peregrinação de Orumilá, orixá ligado às profecias e adivinhações e considerado guardião dos mistérios da vida. Em sua viagem pelo continente africano, com o objetivo de propagar saberes e conhecimentos ao seu povo,Orumilá concede seus ensinamentos, mensagens e profecias por meio das tradicionais máscaras africanas.
No enredo a ser cantado no Sambódromo, Orumilá cumprirá essa função não mais por meio do jogo de Ifá (oráculo africano), mas por meio das máscaras africanas, artigos carregados de fé e simbolismos produzidos na cultura de diversas sociedades locais e utilizados em rituais sagrados.
A apuração do Carnaval de 2025 de São Paulo acontecerá na próxima terça-feira 4, às 16h, no Sambódromo do Anhembi. Ao todo, serão 36 jurados, quatro para cada uma das nove categorias a serem avaliadas nas 14 escolas que fazem parte do Grupo Especial.
Veja mais: