Jogada10
·12 de julio de 2025
Flamengo detona o São Paulo e segue na liderança do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·12 de julio de 2025
Neste sábado, 12/7, o Flamengo recebeu o São Paulo no Maracanã e levou a melhor. Diante de 67.359 torcedores, massacrou um rival medroso, com um esquema com três zagueiros e três volantes. Perdeu várias chances que fizeram o goleiro Rafael sair como o melhor em campo. Mas duas das finalizações, ambas no segundo tempo, entraram. O primeiro gol foi uma pintura: um chute de fora da área de Luiz Araújo, aos 15. O jogador, ex-São Paulo, não comemorou muito. Deixou isso para a torcida e seus companheiros. Já nos acréscimos, aos 50, Wallace Yan, que entrara pouco antes, concluiu sobra de chute de Luiz Araújo e fechou o placar.
Com a vitória, o Flamengo segue mais uma rodada na liderança do Brasileiro, agora com 27 pontos. Já o São Paulo para nos 12 pontos, apenas um à frente do Santos, o primeiro fora da zona de rebaixamento. E ainda pode entrar no Z4, já que o Fortaleza (10 pontos) ainda joga na rodada.
O primeiro tempo foi todo do Flamengo, com um domínio poucas vezes visto. Afinal, foram 70% de posse e oito finalizações perigosas contra nenhuma do São Paulo, que teve uma única chance, quando Rossi tentou um lançamento e acertou André Silva. Mas a bola não foi na direção do gol. Tirando isso, foi um massacre rubro-negro. Léo Ortiz chutou duas que Rafael salvou (uma delas foi na trave e voltou) e também houve chances de Wesley (novamente Rafael salvou) e de Plata, que passou raspando. Foi um milagre que o São Paulo, fechando com três zagueiros, alas que não avançavam e três volantes, segurasse o placar em 0 a 0.
Plata e Arboleda disputam a bola pelo alto Foto: Gilvan de Souza / CRF
Vale citar que ocorreu um lance dramático no segundo tempo. Numa dividida entre Ayrton Lucas e Enzo Díaz, o rubro-negro levou a pior, sofrendo um profundo corte. Desse modo, ele saiu de campo aos prantos e deu lugar a Varella. Logo ele que entrara no primeiro tempo na vaga de Alex Sandro, machucado.
Ayrton Lucas com corte profundo na perna esquerda após dividida com Enzon Díaz. Teve de sair. Foto: Reprodução / Tv Globo
Mas o Flamengo continuou com uma ótima pegada, forçando muito o ataque e quase marcando com Leo Pereira em cabeçada para grande defesa de Rafael. Contudo, aos 15 minutos o Flamengo furou a retranca. Luiz Araújo fez grande jogada pela direita, tirando facilmente a marcação de Marcos Antônio e batendo de fora da área. Rafael estava um pouquinho adiantado e não conseguiu chegar na bola. Enfim, o placar fazia justiça. Assim, o Flamengo seguiu atacando. Wesley, o melhor do Rubro-Negro, ganhava quase todas.
O Fla seguiu melhor, mesmo com o São Paulo ao menos tentando colocar mais bolas na área. Nos acréscimos, após chute de Luiz Araújo em que Rafael deu rebote, Wallace Yan mostrou ter estrela. Bateu para o gol e fechou o placar em 2 a 0.
Campeonato Brasileiro – 13ª rodada Data-Hora: 12/7/2025 Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) Público: 67.359 Gols: Luiz Araújo, 15’/2ºT (1-0);Wallace Yan, 50’/2ºT (2-0) FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas, 7’/1ºT e, depois, Varela, 7’/2ºT); Allan e Jorginho (De la Cruz, 37’/2ºT); Luiz Araújo e Arrascaeta (Wallace Yan, 37’/2ºT); Plata e Bruno Henrique (Everton Cebolinha, 37’/2ºT). Técnico: Filipe Luís. SÃO PAULO: Rafael, Arboleda, Alan Franco e Sabino; Cédric, Alisson, Marcos Antônio (Ferreirinha, 18’/2ºT), Pablo Maia (Bobadilla, 21/2ºT), Oscar e Enzo Diaz; André Silva (Ryan Francisco,35’/2ºT). Técnico: Hernán Crespo. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO) VAR: Braulio da Silva Machado (SC) Cartões amarelos: Bruno Henrique, Wallace Yan (FLA); Sabino, Allan Franco (SAO)