Zerozero
·13 de agosto de 2025
De suplente no Benfica a <i>estrela</i> em Dallas: a nova vida de Musa

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 de agosto de 2025
Se não tem acompanhado a MLS, campeonato norte-americano, provavelmente estes números passaram-lhe ao lado, mas um dos melhores marcadores da prova passou pela Liga Portugal Betclic. Consegue adivinhar o nome do avançado?
Falamos de Petar Musa, ponta de lança croata que cumpre o segundo ano consecutivo com as cores do FC Dallas. Apesar de não estar nos Estados Unidos da América há muito tempo, o 'camisola nove' já se tornou num dos jogadores favoritos da massa adepta, isto tendo em conta a qualidade apresentada durante os últimos jogos.
13 golos e seis assistências em 2025 ajudam a perceber este estatuto de 'figura principal'. Números de um avançado que deixou a sua marca em Portugal, mas que decidiu acrescentar outro capítulo à sua carreira, agora no futebol norte-americano, um campeonato cada vez mais procurado pelos atletas europeus.
Recuemos um pouco no tempo, mais concretamente para a temporada 2021/2022. Após um ano emprestado ao FC Union Berlin, Petar Musa regressou ao Slavia Praha, mas não teve o espaço idealizado, realizando apenas quatro encontros no início da referida época.
Próxima paragem? Portugal, mais concretamente o Boavista, que adquiriu os seus serviços por empréstimo. O impacto revelou-se imediato, tendo em conta que foi sempre dos jogadores mais utilizados- esteve presente em 31 jogos e desenhou 12 golos, além de quatro assistências. Recuperou a confiança outrora perdida.
As boas exibições não passaram despercebida ao Benfica, que quis contratá-lo no ano seguinte. 5,5 milhões de euros foram suficientes para levá-lo para a capital portuguesa, onde também deixou a sua marca ao contribuir para a conquista da Liga Betclic, em 2022/2023. Uma contratação que se revelou certeira e muito útil com o decorrer da temporada.
No total, foi responsável por 11 remates certeiros e duas assistências, apesar de ter sido quase sempre lançado a partir do banco de suplentes - apenas cinco titularidades. Um suplente de «luxo», mas que não reuniu as capacidades necessárias para convencer Roger Schmidt no que toca a uma possível regularidade em termos de lugar no onze inicial: só foi titular em 14 ocasiões nas duas épocas em que esteve na Luz.
Em 2023/2024 participou em 25 jogos e marcou seis golos, porém, queria passar para outro patamar. Entre os vários interessados que tinha, decidiu experimentar outro tipo de futebol, agora nos Estados Unidos da América, que tem evoluído a olhos vistos nos últimos anos.
Para trás ficaram duas épocas e meia em bom plano nos relvados portugueses. Altura de representar o FC Dallas, conjunto da MLS que estava à procura de um avançado que pudesse fazer a diferença no último terço. Desembolsaram nove milhões de euros e, por enquanto, acertaram na perfeição.
34 jogos, 17 golos e três assistências em 2024. 23 jogos, 13 golos e seis assistências em 2025, seis deles nas últimas quatro partidas. Números que ajudaram/ajudam o emblema a fazer um campeonato relativamente tranquilo, que se traduz na 11.ª posição - 28 pontos somados resultantes de sete vitórias e sete empates até então.
Não sabemos o futuro de Petar Musa, uma vez que tem contrato até dezembro de 2027. Por enquanto, tem sido dos jogadores mais regulares da prova e a recente subida de forma torna-o num alvo a abater para qualquer defesa. Até onde irá o internacional croata?