A incrível história de como o FC Porto escondeu a contratação de Luuk De Jong | OneFootball

A incrível história de como o FC Porto escondeu a contratação de Luuk De Jong | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·5 de agosto de 2025

A incrível história de como o FC Porto escondeu a contratação de Luuk De Jong

Imagen del artículo:A incrível história de como o FC Porto escondeu a contratação de Luuk De Jong

O FC Porto surpreendeu muitos ao anunciar, no passado domingo, Luuk de Jong como novo reforço para a temporada, durante o jogo de apresentação aos sócios e adeptos no Estádio do Dragão, que terminou com uma vitória de 1-0 sobre o Atlético de Madrid, com um golo de Victor Froholdt.

O avançado neerlandês firmou um contrato com a equipa azul e branca até junho de 2026, com a possibilidade de o prolongar por mais uma temporada, caso ambas as partes concordem, após o término do seu vínculo com o PSV, com as negociações a terem sido mantidas em segredo. Muitos considerariam uma tarefa impossível no século XXI.


OneFootball Videos


Esta transação foi realizada pela direção de André Villas-Boas e foi impulsionada por um pedido de Francesco Farioli, que ficou impressionado com o jogador de 34 anos durante a temporada anterior, quando o enfrentou como treinador do Ajax.

Segundo o jornal O Jogo, o treinador italiano via como essencial a contratação de um avançado experiente que pudesse competir pela posição com o habitual titular, o espanhol Samu Aghehowa, o que levou a que as negociações ocorressem de forma discreta.

O FC Porto já estava a explorar o mercado em busca de um jogador com as características desejadas pelo treinador e, ao identificar Luuk de Jong, avançou rapidamente, comunicando o seu interesse ao agente do jogador no dia 27 de julho, uma semana antes do anúncio oficial.

A partir desse momento, o processo foi mantido em segredo. O acordo entre as partes foi alcançado rapidamente, e a apresentação ao público foi cuidadosamente planeada. O jogador viajou para Portugal no dia do jogo contra o Atlético de Madrid, sendo o último a embarcar e o primeiro a sair do avião, para que não fosse visto. O seu agente tratou das malas, para que a sua chegada passasse despercebida.

Luuk de Jong foi, então, registado como reforço… da equipa de andebol, para que pudesse realizar os exames médicos sem ser notado. Ele aguardou a finalização do processo num camarote do Estádio do Dragão, descendo ao balneário apenas quando os novos colegas de equipa estavam a preparar-se, surpreendendo-os também.

Segundo a publicação, uma hora antes do início do jogo com a equipa espanhola, apenas a direção desportiva e o treinador estavam cientes do que estava a acontecer. O ‘speaker’ também foi apanhado de surpresa ao receber um novo guião que o instruía a apresentar o novo ‘dono’ da camisola número 26 aos adeptos.

Ver detalles de la publicación