oGol.com.br
·11 April 2025
São Paulo 'desaparece' na segunda etapa e sofre empate do Alianza Lima

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 April 2025
Irreconhecível na segunda etapa, o São Paulo viu a vitória, que parecia encaminhada, escapar de maneira inacreditável. O Tricolor começou a partida no abafa e, depois de algumas chances, contou com dois gols do inspirado Ferreira para abrir larga vantagem na primeira etapa. Zubeldía, porém, pecou nas alterações, viu seu time cair de rendimento e o Alianza Lima não se importou: o clube peruano cresceu de rendimento e marcou duas vezes, para arrancar empate heroico em pleno MorumBIS.
Com quatro pontos somados, o São Paulo ocupa a segunda colocação do Grupo D da Libertadores, dois pontos atrás do líder Libertad. O Alianza Lima soma o primeiro ponto no torneio e está uma posição atrás.
O São Paulo mostrou com poucos minutos que iria para o abafa, com o apoio de sua torcida dentro de casa. Luciano começou assustando, quando recebeu de Ferreira na entrada, ajeitou para a canhota e bateu cruzado, para fora. A dupla reforçou a pressão alguns minutos depois em jogada muito similar, que parou na defesa de Viscarra, ao pé da trave.
A criação pelas beiradas continuou, principalmente pela direita, onde Lucas Ferreira, com liberdade e tranquilidade, parecia um veterano em sua estreia da Libertadores. Com 26 minutos, após boa jogada envolvente de pé em pé, Calleri contou com belo corta-luz de Ferraresi, recebeu na área, cortou os marcadores para a canhota e bateu rasteiro, mas mandou fraco e parou na defesa segura do goleiro adversário.
Mas os peruanos do Alianza Lima quase surpreenderam o clube paulistano, em uma das poucas, mas perigosas, escapadas. Hernán Barcos aproveitou a sobra na entrada, limpou Ferraresi com um "semi-chapéu" e tocou com muita categoria de cavadinha, buscando encobrir o goleiro, mas acertou o travessão. Quevedo tentou aproveitar a sobra de cabeça, mas mandou por cima do gol de Rafael.
A superioridade são paulina deu resultado aos 31 minutos, agora pelo lado esquerdo. Luciano recebeu de Enzo Díaz na área e voltou o jogo na esquerda para Ferreira. O camisa 11 passou pelo primeiro marcador para o fundo, invadiu a área, saiu cara a cara com o goleiro e deu toque sutil de bico. A bola desviou no zagueiro que chegava de carrinho, pegou altura e enganou Viscarra. Placar aberto no MorumBIS.
O controle envolvente do Tricolor foi revertido no segundo gol apenas cinco minutos depois do primeiro. Enzo Díaz recebeu na esquerda e lançou Marcos Antônio no fundo, que, de primeira, levantou de canhota para a área. Ferreira tomou a frente da marcação, apareceu na primeira trave e pouco precisou pular para desviar de cabeça e anotou seu segundo gol no jogo. Os visitantes até mostraram certa melhoria na sequência, mas o primeiro tempo ficou por isso.
Os comandados de Zubeldía seguiram em cima e continuavam acelerando pelas pontas, mas também criavam pelo meio, com Luciano muito acionado no começo da segunda etapa. Aos oito minutos, Ferraresi encheu o pé pela direita fora da área e mandou para fora, perto da trave. Um tempo depois, Luciano encontrava Calleri sozinho dentro da área, mas Noriega apareceu para afastar.
Com toques curtos na defesa, em ritmo mais lento na sequência, o Tricolor parecia satisfeito com o placar. E isso abriu alas para que o Alianza Lima crescesse no confronto. Com 20 minutos, depois de tabela bem armada na meia-lua, Castillo recebeu em velocidade pela direita dentro da área e bateu rasteiro na saída de Rafael, para estufar as redes e colocar fogo no jogo.
E o ritmo dos visitantes só aumentava na continuidade, diante da apatia paulistana. Dois minutos depois do gol, Lavandeira recebeu bom cruzamento na área e desviou com categoria de cabeça na primeira trave, mas mandou para fora, perto da trave. Com 25, Huamán foi acionado dentro da área depois de boa jogada pela direita e bateu ao gol, mas foi travado pela defesa.
E o gol peruano, que parecia maduro com crescente ofensiva, se mostrou realidade quando o marcador mostrou 31 minutos. Huamán foi acionado na ponta direita e cruzou com categoria para a área. Queveda, entre os zagueiros, armou uma bicicleta e, mesmo pegando de canela, mandou na bochecha da rede, sem chance para Rafael, para anotar um golaço e deixar tudo igual.
Irreconhecível na segunda etapa diante das alterações de Zubeldía, o Tricolor teve de contar com os destaques individuais para voltar ao confronto. Era com André Silva e Luciano retornando para ajudar na criação que o time chegava com perigo. E foi nos acréscimos que a bola não quis entrar: Calleri recebeu na área depois de ótima jogada de Cédric, limpou a marcação e bateu no alto, mas a bola explodiu na forquilha.