Portal dos Dragões
·29 July 2025
Pepê ganha uma nova vida com Farioli e renovação é possibilidade em cima da mesa

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·29 July 2025
A entrada de Francesco Farioli como treinador do FC Porto pode ter mudado o rumo de Pepê no clube. No final da última temporada, o extremo brasileiro era considerado uma potencial venda nesta janela de transferências, mas o seu desempenho na pré-temporada sugere o contrário.
O internacional brasileiro ganhou novo impulso sob a orientação do treinador italiano, que tem demonstrado satisfação com a performance do jogador nos treinos. Esse potencial ficou evidente na recente vitória sobre o Twente (2-1), onde Pepê foi titular no seu regresso ao Dragão e teve uma exibição bastante positiva.
Assim, a saída do ex-jogador do Grémio neste verão não parece ser uma possibilidade no momento, segundo Farioli e a SAD do Porto. Em outras palavras, o jogador de 28 anos não está no mercado, ao contrário de, por exemplo, Marko Grujić, que termina o seu contrato no final da próxima temporada. Isso significa que, apesar do interesse de vários clubes, com o Fenerbahçe a ser o mais mencionado, não houve qualquer contacto com a SAD. Para que o brasileiro deixe o Dragão, será necessário uma proposta substancial, uma vez que a cláusula de rescisão de 75 milhões de euros é considerada irrealista. Apenas uma oferta substancial poderá levar a administração, liderada por André Villas-Boas, a considerar a saída de Pepê, que tem contrato por mais duas temporadas. Além disso, a possibilidade de uma renovação do contrato está a ser considerada.
Do ponto de vista desportivo, Farioli está convicto de que Pepê pode desempenhar um papel relevante na temporada 2025/26. O extremo sente-se confortável a atuar em ambas as alas e, neste momento, é uma das opções para a posição na direita do trio ofensivo. Rodrigo Mora também pode ser uma escolha para essa posição, mas Pepê foi titular em ambos os jogos de pré-temporada, com o Trofense e com o Twente. Na temporada 2024/25, o jogador polivalente participou em 45 jogos, marcando seis golos e fazendo quatro assistências. No entanto, teve um desempenho abaixo das expectativas na segunda metade da temporada, com a última ação decisiva a ocorrer em dezembro de 2024. O jogador espera mudar esse cenário, iniciando a nova temporada com uma nova abordagem.
Possibilidade de renovação em análise
Contratado ao Grémio em 2021 por 15 milhões de euros, Pepê tem contrato com o FC Porto até 30 de junho de 2027. Se a situação não mudar, os dragões poderão ter menos margem de manobra no mercado no verão do próximo ano, quando o jogador entrará no último ano do seu contrato. Contudo, a SAD está a considerar a possibilidade de uma proposta de renovação, o que fortaleceria a posição do clube no mercado de transferências. Se esse plano avançar, a “revitalização” do extremo poderá ser um fator determinante.