Jogada10
·17 July 2025
Neymar decide, e Santos vence o Flamengo, que vê liderança ameaçada

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·17 July 2025
Com Neymar decisivo, o Santos venceu o Flamengo por 1 a 0, nesta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra teve mais a posse de bola, enquanto o Peixe teve cautela para sair nos contra-ataques. Em um deles, o camisa 10 conseguiu passar pelos marcadores adversários e anotar o único gol da partida aos 38 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Flamengo se mantém na liderança, com 27 pontos. Porém, pode perdê-la em caso de vitória do Cruzeiro sobre o Fluminense, na quinta-feira, no Maracanã. Do outro lado, o Santos segue próximo do Z4, na 14ª posição, com 14 pontos. Agora, os times voltam a campo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, o Peixe enfrenta o Mirassol, às 18h30, no Maião. Já no domingo, o Rubro-Negro faz clássico contra o Fluminense, às 19h30, no Maracanã.
Santos e Flamengo fizeram um primeiro tempo equilibrado na Vila Belmiro. O Rubro-Negro manteve a posse de bola e o controle do jogo, enquanto o Peixe buscou sair nos contra-ataques. Os donos da casa quase abriram o placar antes do primeiro minuto, com Barreal. Além disso, a equipe santista ainda fez Rossi trabalhar em finalização de Deivid Washington. Por sua vez, Neymar se movimentou bastante e chegou a atuar como falso 9 em algumas ocasiões. Já o Rubro-Negro buscava as jogadas pelas pontas, principalmente, com Bruno Henrique e Luiz Araújo. No entanto, sem conseguir finalizar com perigo. Na melhor oportunidade, Luiz Araújo cobrou falta na área e, Danilo cabeceou com perigo. Gabriel Brazão fez boa defesa.
Santos vence o Flamengo na Vila Belmiro – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Na volta da segunda etapa, o Flamengo voltou melhor e dificultou a saída de bola do Santos. Logo aos dois minutos, Arrascaeta deu lindo passe para Plata. O camisa 50 tentou encobrir Brazão, que conseguiu fazer boa defesa. No entanto, a equipe não conseguiu persistir nas oportunidades. A segunda melhor chance aconteceu com De la Cruz, que entrou de maneira mais ofensiva, em cobrança de falta. Do outro lado, o Peixe seguiu buscando os contra-ataques para achar o gol. Neymar, aliás, teve as melhores oportunidades, mas parou em Rossi. O técnico Cléber Xavier acionou até mesmo o menino Robinho Jr para melhorar a dinâmica do ataque.
Com cautela e saindo nos contra-ataques, o Santos conseguiu marcar no fim com Neymar. Gabriel Bontempo abriu na esquerda para Guilherme, que encontrou Neymar na área. O camisa 10, assim, se livrou de Léo Pereira, de Varela e bateu cruzado para abrir o placar na Vila Belmiro. Foi, aliás, o quarto gol do craque desde o retorno ao Peixe.
Campeonato Brasileiro – 14ª rodada Data: 16/7/2025 (quarta-feira) Local: Vila Belmiro, em Santos (SP) Público/Renda: 13.541 presentes / R$ 1.270.130,00 Gols: Neymar, 38’/2°T (1-0) SANTOS: Gabriel Brazão; Escobar, Basso, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael (Diego Pituca, 19’/2°T) e Neymar Jr.; Barreal (Robinho Jr, 19’/2°T), Deivid Washington (Gabriel Bontempo, 29’/2°T) e Guilherme (Willian Arão, 43’/2°T). Técnico: Cléber Xavier. FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Léo Pereira; intervalo), Danilo e Varela; Jorginho, Allan (De la Cruz, 17’/2°T) e Arrascaeta (Juninho, 41/2°T); Luiz Araújo (Everton Cebolinha, 17’/2°T), Bruno Henrique (Wallace Yan, 33’/2°T) e Plata. Técnico: Filipe Luís. Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG) Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO) Cartão Amarelo: João Basso, Luan Peres (SAN), Jorginho, Arrascaeta, Bruno Henrique (FLA)
Live