Navegadoras entram com pé esquerdo: Espanha atropela Portugal no Euro Feminino | OneFootball

Navegadoras entram com pé esquerdo: Espanha atropela Portugal no Euro Feminino | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·4 July 2025

Navegadoras entram com pé esquerdo: Espanha atropela Portugal no Euro Feminino

Article image:Navegadoras entram com pé esquerdo: Espanha atropela Portugal no Euro Feminino

O dia de 3 de julho de 2025 é uma data que não deixa boas recordações para Portugal. O país acordou com a trágica notícia da morte de Diogo Jota e André Silva, e a Seleção Feminina de Futebol, com as emoções à flor da pele, foi a jogo na estreia do Europeu Feminino. No Estádio Wankdorf, na Suíça, foi cumprido um minuto de silêncio em memória dos irmãos, com a partida a terminar ainda com a vitória da Espanha, por cinco bolas a zero.

Portugal entrou em campo com a missão de apagar a imagem deixada nos últimos dois jogos frente à Espanha - duas derrotas pesadas por 7-1 e 4-2 - e entrar com o pé direito na prova. No onze inicial, Francisco Neto contou com três jogadoras do Benfica: a capitã Carole Costa, Andreia Norton e Catarina Amado. Foi também titular Diana Silva, avançada que, embora ainda não tenha sido oficializada, está a caminho da Luz para vestir de vermelho e branco.


OneFootball Videos


O jogo começou da pior maneira para as  'Navegadoras'. O domínio espanhol era esperado e foi confirmado logo nos primeiros sete minutos: Esther Rodriguez abriu o marcador (2') e pouco tempo depois, a Espanha fez o 2-0 (7') e encostou Portugal contra a parede. Nunca uma equipa havia chegado a uma vantagem de dois golos tão cedo no Europeu.

Portugal pouco ou nada fez na primeira parte, tendo ido para o intervalo a perder 4-0. Aos 41 minutos, Putellas, com toda a sua classe, fez o terceiro (41') e, novamente de rajada, Esther bisou na partida (43'). A seleção orientada por Francisco Neto recolheu aos balneários sem criar uma única oportunidade de golo. Apesar de estar a perder por larga margem, o treinador promoveu as entradas de Ana Seiça e Ana Borges, duas jogadores para o terreno defensivo.

Na segunda parte, a Espanha continuou a dominar e a gerir o ritmo de jogo. A Seleção Portuguesa encostou-se à sua área e impediu que o resultado fosse mais pesado. As jogadoras lusas recorriam à agressividade, as espanholas ao toque de bola. Portugal teve apenas uma oportunidade de golo, aos 63' minutos, mas sem sucesso. Para sacramentar, aos 90+5', a avançada goleadora do Benfica, Cristina Martin-Prieto, de cabeça, fez o 5-0 e garantiu os 3 pontos para a seleção campeã do Mundo.

View publisher imprint