Mourinho soma eliminações nas preliminares e, aos poucos, se afasta da Champions League | OneFootball

Mourinho soma eliminações nas preliminares e, aos poucos, se afasta da Champions League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·28 August 2025

Mourinho soma eliminações nas preliminares e, aos poucos, se afasta da Champions League

Article image:Mourinho soma eliminações nas preliminares e, aos poucos, se afasta da Champions League

A história de amor entre José Mourinho e a Liga dos Campeões vai ruindo. Com a eliminação para o Benfica, um de seus ex-clubes, Mourinho chega em sua sexta temporada de ausência na maior competição de futebol da Europa. Justo ele, o quinto técnico que mais disputou partidas no torneio.

Nesta quarta-feira (27), o Fenerbahçe perdeu por 1 a 0 para o Benfica no Estádio da Luz e, depois de um empate sem gols na Turquia, não conseguiu alcançar a Fase de Liga da Champions. Essa, de quebra, foi a primeira eliminação de José Mourinho para uma equipe portuguesa em competições internacionais.


OneFootball Videos


Special One já enfrentou os três grandes clubes de Portugal como técnico em competições da Uefa e ainda tem histórico amplamente favorável: sete vitórias, dois empates e três derrotas, sendo duas para o Porto. Os Dragões, no entanto, foram batidos no único mata-mata de Mou contra lusos até então - as oitavas da Liga dos Campeões em 2006/07.

Mourinho vai se distanciando da UCL

Ao lado de Pep Guardiola, José Mourinho foi um dos, senão o técnico mais marcante da Liga dos Campeões nesse século XXI. Tanto que Mourinho esteve presente em 17 das 25 edições depois de 2000/01.

Mourinho não disputou a Liga dos Campeões de 2000/01, de 2002/03 e de 2016/17, quando comandava Benfica, Porto e Mancheter United, respectivamente. Foram 13 participações consecutivas, de 2003/04 até 2015/16, para aquele que é o único técnico a vencer a Champions, a Liga Europa e a Conference League.

O atual comandante do Fenerbahçe é o quinto técnico com mais partidas de Champions League em toda a história. São 151 jogos, 81 vitórias, 36 empates e 34 derrotas para o português, que está atrás apenas de Ancelotti (218), Ferguson (202), Wenger (190) e Guardiola (181) no ranking.

Por mais que os recordes não sejam apagados e que a história continue de seu lado, Mourinho vê a competição em que tanto fez história mais distante a cada ano que passa. Já são seis temporadas consecutivas de ausência do comandante na fase principal do torneio.

Em 2019/20, Mourinho assumiu o Tottenham e comandou a equipe na reta final de sua participação, que terminou nas oitavas. Desde então, sob o comando de Roma e Fenerbahçe, o comandante lusitano não esteve presente na maior competição interclubes do futebol europeu.

De maneira consecutiva, o comandante português se despede da Liga dos Campeões nas fases preliminares. Na temporada anterior, o mesmo Fenerbahçe caiu na terceira fase para o Lille, também com Mourinho na beira do gramado. Essas foram as duas únicas vezes que o treinador disputou a "pré-Champions". E logo com duas eliminações.

A realidade é que José Mourinho vai, aos poucos, se afastando da Uefa Champions League.

View publisher imprint